sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Agência Matraca lança Projeto Rede Jovem de Controle Social


 Dados da Plataforma Centros Urbanos (PCU) - uma iniciativa do Unicef, poder público e sociedade civil - dão conta que morrem muito mais crianças e adolescentes na Cidade Olímpica do que em qualquer outro bairro da grande São Luís. A taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes com idade entre 10 e 19 anos é de 189,3. A média da capital maranhense, já considerada elevada, é de 40,8. Com o objetivo de ampliar o controle social sobre as políticas públicas voltadas para os direitos da criança e do adolescente naquele território, a Agência de Notícias da Infância Matraca lançou nesta quinta-feira (26/02), o Projeto Rede Jovem de Controle Social.

O projeto, que tem o apoio do Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís-MA (CMDCA), foi motivado pela vulnerabilidade em que se encontra a população da Cidade Olímpica, especialmente crianças, adolescentes e jovens. Informações do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas (PNUD 2014, ano base 2010), reforçam isso. Na Cidade Olímpica, a renda per capita é de apenas R$ 352,04 e somente 28,34% dos jovens com idade entre 18 e 20 anos concluíram o ensino médio.


Para o defensor público Gabriel Furtado, o Projeto Rede Jovem de Controle Social demonstra uma ação e um planejamento inovador da Agência de Noticias da Infância Matraca já que desfaz a velha perspectiva hierárquica onde ainda era necessário a vinda de uma autoridade externa para resolver um problema da comunidade.

O defensor enfatiza ainda que o projeto é inovador por trazer autonomia para a comunidade e especialmente para a população juvenil o que resulta no desenvolvimento de novas lideranças, na reafirmação da autonomia da comunidade e o fortalecimento da cidadania tornando os sujeitos de direitos. 


O projeto visa ainda estabelecer um canal permanente de diálogo com a Prefeitura de São Luís para a definição de estratégias de transparência para as políticas implementadas na área da infância e adolescência; qualificar adolescentes para realizar o controle social das políticas públicas e criar um canal de comunicação para disseminar as ações de monitoramento junto à população em geral.



A Rede Jovem de Controle Social é formada por jovens e adolescentes com idade entre 15 e 21 anos interessados no controle social, já participantes de projetos sociais ou de movimentos estudantis. O envolvimento dos jovens neste monitoramento é um direito legítimo de participar do acompanhamento de políticas que lhes afetam diretamente. Longe de ser uma situação conflituosa, o projeto pretende estabelecer uma relação dialogada e construtiva. Por fim, o projeto prevê a socialização das discussões e resultados através de eventos e de um aplicativo.

O lançamento do projeto aconteceu no Salão Paroquial Santíssima Trindade, localizado na Cidade Olímpica e contou com a presença de autoridades como: a titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande; a secretária adjunta de Ensino, Leônia Queiroga; defensor público Gabriel Furtado; superintendente de Educação e Direitos Humanos, Thiago G. Viana; presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Neuza Ribeiro; Wellinton Resende, da CGU; representante da Secretaria de Juventude, Jhonatan Soares e da Secretaria de Estado de Planejamento; consultoras do Unicef, Andreia Barbosa e Lissandra Leite, além de representantes da Rede de Justiça Juvenil e do Conselho Tutelar, entre outros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *