Samba, chuva suor e reforma política...

Prefeito Eric Costa, primeira dama de Barra do Corda (Bruna Costa) Amable Lúcia (rainha do carnaval 2015) Jandeson (Rei Momo) no ato de entrega da chave simbólica da cidade - abertura do carnaval de Barra do Corda - sábado 14.02.2015.


Nas visitas que fez aos municípios de Urbano Santos, Barra do Corda e Presidente Dutra, durante o período carnavalesco, o Deputado Federal, Hildo Rocha, mostrou que está afinado com o tema predominante no Congresso Nacional: a reforma política.

Nas três cidades visitadas, o parlamentar teve encontros com prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e lideranças interessadas em discutir o tema e apresentar sugestões ao parlamentar.

Hildo Rocha explicou que a meta é votar a reforma política ainda este ano. “O assunto é polêmico. Existem dezenas de propostas a serem apreciadas. Mas, a população exige mudanças urgentes, por isso, temos que fazer um esforço concentrado para que as novas regras passem a valer já para as eleições de 2016”, explicou Hildo Rocha.

O parlamentar enumerou os pontos em que há uma tendência de aceitação e os quesitos que certamente irão tomar maior tempo nos debates. “Diminuição do período das campanhas eleitorais, limites de despesas de campanha, fim das reeleições, e o restabelecimento de eleições gerais (para Presidente, Senador, Deputados Federais, estaduais, prefeitos e vereadores) são questões praticamente consensuais”, explicou.

Pelas regras atuais, os mandatos de prefeitos e vereadores se encerrarão em 2016 enquanto que os de presidente e deputados (estaduais e federais) encerram-se em 2018. “A definição das regras que irão definir o que será feito para se unificar as eleições será o ponto mais polêmico dos debates”, ressaltou.

Acerca dessa questão Hildo Rocha já tem opinião formada. “Eu vou apresentar proposta para que os atuais mandatos de vereadores e prefeitos sejam acrescidos de dois anos para que assim, possamos unificar as eleições e não um mandato tampão de dois anos como está sendo discutido.” explicou.

Refrão de uma antiga marchinha de carnaval: “A gente se olha, se beija se molha de chuva, suor e cerveja”. O carnaval do Deputado Hildo Rocha, foi diferente, mas nem tanto. Teve, samba, chuva suor e uma boa dose do tema do momento: a reforma política.


Comentários