domingo, 3 de maio de 2015

Treze adolescentes fogem de unidade da Funac em São Luís


                                               Imagem ilustrativa 
Vinte adolescentes já fugiram de Unidades de Internação da Funac este ano


Fuga de treze adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em meio fechado expõe fragilidade da Funac.

O Estado não consegue assegurar o que determina o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e se torna negligente, omisso e violador de direitos de crianças e adolescentes.

Diante de um sentimento de impunidade que predomina em grande parcela da sociedade como explicar que 20 adolescentes sob a custodia do estado, já que estão em cumprimento de  medidas socioeducativas fujam de unidades do Estado em menos de 70 dias?

Alguém precisa explicar como em uma Unidade com 37 internos, 13 consigam dominar monitores e se evadir em pleno meio dia sem serem incomodados.

Vamos aos fatos:

Mais uma fuga foi registrada em uma das Unidades de Internação da Funac em São Luis. desta vez, treze (13) adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em meio fechado evadiram-se do Centro da Juventude Eldorado - CJED - localizado no Turu. 

A fuga aconteceu as 12h15 deste domingo (02), e foi amplamente divulgada nas redes sociais inclusive com a relação dos nomes dos adolescentes. Segundo nota da Funac, de posse de armas branca os jovens aproveitaram o horário em que os alojamentos (celas) forma abertos para a entrega do almoço, renderam os monitores e fugiram da unidade de internação.

Vale ressaltar que esta é a segunda fuga em unidades de internação da Funac ocorrida em mesmo de 70 dias. Segundo nota da Funac, na noite de sexta-feira, 27 de fevereiro, sete (07) adolescentes fugiram da Unidade de Internação Provisória Centro de Juventude Canaã, unidade masculina de internação, localizada no bairro do Vinhais. A fuga teria ocorrido ocorreu durante um tumulto provocado pelos adolescentes que aproveitaram a confusão para escapar da unidade.

O Centro da Juventude Eldorado - CJED - localizado no Turu, de onde os treze jovens fugiram neste domingo, tem capacidade para 35 adolescentes e segundo o último relatório de inspeção feito pela justiça estava com uma lotação de 37 internos. Já o Centro de Juventude Canaã - CJC - localizado no Vinhais com capacidade para 40 internos, na data da inspeção abrigava 72 adolescentes.

O relatório com data de 27 de fevereiro e divulgado em 12 de março é resultado de inspeção bimestral realizada pelo juiz José dos Santos Costa, titular da 2ª vara da Infância e Juventude de São Luís nas unidades de internação e semiliberdade da capital: Centro de Juventude Canaã, localizado no Vinhais; Centro da Juventude do Alto da Esperança, no bairro Alto da Esperança; Centro da Juventude Eldorado, no Turu; Centro da Juventude Florescer, no bairro do Anil; e Centro da Juventude Nova Jerusalém, no bairro do Turu.

Na inspeção o juiz constatou varias falhas, entre elas, a falta de procedimento formal e estrutura de atendimento insuficiente em todas as unidades. Diante dos problemas encontrados o magistrado determinou que medidas urgentes fossem adotadas.

Veja aqui relatório completo:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André