Um reconhecimento aos méritos da governadora Roseana Sarney



Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, terça-feira (12), o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) citou reportagem do jornal Correio Braziliense na qual o Maranhão aparece como um dos três Estados brasileiros que sancionaram o Plano Nacional de Educação. Segundo a matéria, faltando menos de dois meses para terminar o prazo apenas Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão conseguiram aprovar os planos.

Para Hildo Rocha, isso é reflexo do compromisso que a ex-governadora Roseana Sarney teve com a educação. “Estar entre as três unidades da federação que conseguiram cumprir o calendário é uma grande conquista para o nosso Estado. Os méritos são do governo Roseana que trabalhou arduamente para implantar o plano e elevar a qualidade da educação no Maranhão”, afirmou o deputado.

Segundo o parlamentar, o PNE institui 20 metas a serem alcançadas até 2024. Entre os objetivos estão: universalizar a oferta de ensino dos 4 aos 17 anos; aumentar a taxa de alfabetização; melhorar a qualidade da educação básica e superior; e valorizar os profissionais da educação.

O plano prevê um aumento gradual dos investimentos no setor nos próximos 10 anos, até atingir 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2012, o investimento público no setor foi 5,3% do PIB, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Comentários