Ações da prefeitura de Miranda do Norte refletem a competência de um líder e de sua equipe

Enquanto muitos gestores reclamam da falta de recursos e da queda do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, que conforme levantamento da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famen), com base em dados da Confederação Nacional dos Municípios (CMN) e da Receita Federal, sofreu redução de 38%, ocasionando um deficit de aproximadamente R$ 38 milhões aos 217 municípios maranhenses, a prefeitura de Miranda do Norte, desconhece e ignora tal crise.


Com as contas em dias e a casa arrumada, o prefeito Junior Lourenço fez o dever de casa e agora colhe os frutos de uma administração competente. Prova disso são ações e obras desenvolvidas pelo executivo municipal nos mais diversas pastas, como saúde, educação e ação social, entre outras. O município se transformou em um canteiro de obras, perfuração de poços artesianos, construção de escolas, barragens e tanques, doação de alevinos, motobombas e acompanhamento técnico aos piscicultores, são apenas algumas das obras desenvolvidas pela prefeitura municipal.

SANEAMENTO BÁSICO 

Na terça-feira (07), a Prefeitura de Miranda do Norte, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou o trabalho de perfuração de poços artesianos na sede do município, os poços terão em média 300m de profundidade e deverão ser interligados a rede de distribuição e abastecimento do município, o objetivo da obra é amenizar os efeitos da seca que prejudica o fornecimento e fornecimento de água na área urbana de Miranda do Norte.


Conforme o Secretário de Infraestrutura do município, Ubiratan Miranda, nesta primeira etapa três áreas serão beneficiadas com poços artesianos, rua da Conceição -centro; Conjunto Nova América e Vila Nazaré.Ubiratan ressaltou que além dos poços, também será instalada uma casa das bombas para garantir a distribuição da água até as residencias.

EDUCAÇÃO

Os povoados Cariongo II, Cariongo III e São José do Prata, foram beneficiados com três amplas e modernas escolas de ensino fundamental conforme modelo e padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), as escolas devem atender até 150 alunos em período integral. A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Junior Lourenço e a conclusão as obras que já foram iniciadas estão previstas para acontecer até o fim do ano. As escolas devem estar prontas para entrar em operação no início do ano letivo de 2016.

A escola do Cariongo II segue o modelo de quatro salas; a do Cariongo III e a do povoado Prata com seis salas de aula, além disso, contam com bloco administrativo, almoxarifado, diretoria, secretaria, salas de professores e sanitários de adultos; bloco de serviços com despensa, cozinha, vestiários e sanitários para os alunos. As unidades terão ainda bibliotecas e salas de informática.


PROJETO COMIDA NA MESA 

Construção de barragens, tanques, doação de motobombas, alevinos, ração e acompanhamento técnico, oferta de cursos de capacitação técnica aos piscicultores, ministrados por monitores e engenheiros do SENAR-MA, são algumas das ações de políticas públicas implantadas através do projeto de Piscicultura Comida na Mesa com o objetivo de gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos moradores do município. 





O Comida na Mesa e desenvolvido pela Prefeitura de Miranda do Norte, através da Secretaria Municipal da Pesca, em parceria com o SENAR-MA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Superintendência de Estado da Aquicultura e Pesca do Maranhão. - e visa desenvolver e ampliar o setor de pesca em Miranda do Norte. 

Cinco comunidades já foram contempladas com o projeto, e neste sábado (18), a partir das 14:00hs, a comunidade de Cigana, zona rural de Miranda do Norte receberá o Comida na Mesa. O prefeito Junior Lourenço, o Secretário Municipal da Pesca Ednaldo Borges (Dimas), o Secretário Municipal de Infraestrutura Ubiratan Miranda e demais secretários, estarão presentes na solenidade. Além do povoado Cigana, Morro Grande e Vila Barragem.devem receber em breve o Comida na Mesa. o projeto: Morro Grande e Vila Barragem.


O Secretário Municipal da Pesca de Miranda do Norte Ednaldo Borges Campelo (Dimas) esteve em São Luís, na terça-feira (07), reunido em audiência com o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Alysson Penha Silva, afim de firmar nova parceria para implantação de políticas públicas para o setor pesqueiro de Miranda no âmbito federal. 



Comentários