Medo e insegurança: professora é assassinada na porta de casa em São Luís


O discurso oficial diz que a violência está sob controle, segundo os números e as estatísticas mostradas pelo governo do estado, a criminalidade está em queda e a sensação de insegurança vivida pelo ludovicense é fruto de uma campanha orquestrada por segmentos da mídia que tentam boicotar o governo.   

Não é isso que estamos vendo acontecer a todo instante na Grande São Luís e em todo o Estado do Maranhão. Execuções, latrocínios, linchamentos, fazem parte da realidade do maranhense, pessoas indefesas estão sendo mortas na porta de casa, enquanto o governo insiste em dizer através da publicidade oficial que a violência está em queda. Será?

Na noite deste domingo (27), uma mulher foi morta a tiros na porta de casa durante um assalto. A professora Maria Celeste Penha Siqueira, de 46 anos, mãe de dois filhos, avó de três netos, evangélica, havia chegado da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do bairro, estava sentada na porta de casa, quando quando três homens chegaram em um automóvel modelo Fiesta, cor vermelha, anunciaram o assalto, e após tomarem o celular,dispararam contra a vitima. 

Segundo a policia, a professora não teria reagido. De posse do celular da vítima, o bandido teria ido até o carro, pego a arma e atirado contra a mulher. O crime aconteceu na na rua das Laranjeiras, no Anjo da Guarda. O velório de Maria Celeste acontece na Rua João Castelo, na sede da igreja Assembléia.

Os autores do crime já foram identificados. Na tarde desta segunda-feira (27), a policia prendeu Sérgio Roberto Fonseca, de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 14 anos, eles foram reconhecidos por testemunhas, um outro suspeito, identificado como Joedson da Silva Barbosa, de 19, está foragido. Ele é apontado como o autor dos disparos.

Segundo o site oficial do Governo do Maranhão: VEJA AQUI
Nos cinco primeiros meses de 2015, o Sistema de Segurança Pública do Maranhão registrou diminuição do número de homicídios e de Crimes Violentos Letais Intencionais CVLIs, além de aumento da quantidade de armas apreendidas em todo o estado, se comparamos os dados com o mesmo período do ano passado.Entre janeiro e maio deste ano foram registrados 343 homicídios dolosos no Maranhão, o que demonstra queda em relação ao número registrado no ano passado, quando houve 373 crimes dessa mesma natureza. Com relação aos CVLIs, passou de 401 casos para 387. Nesse período foram apreendidas 554 armas.“Estamos atuando fortemente na apreensão de armas e no combate às drogas. Esses crimes acabam gerando outros que agora estão sendo reduzidos”, afirmou o secretário Jefferson Portela.

Por outro lado, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos MA - SMDH, contesta os números divulgados pelo governo e faz um preocupante alerta:

Chamamos atenção para o balanço inicial das mortes violentas nos 100 primeiros dias do ano na grande São Luís, onde constatou-se a redução de apenas 0,32% das mortes (311 em 2014, caindo para 310 em 2015), uma queda insignificante. 

Por outro lado, esses números contrastam com os dados oficiais, apontando para a continuidade da “maquiagem” e ocultamento das estatísticas criminais pelo governo estadual, tema já denunciado na revista Catirina. É preciso garantir, de fato, a transparência da informação, assim como reformular o sistema de estatísticas. LEIA MAIS AQUI:
    
A população precisa e deve cobrar ações e respostas do governo, é necessário dar um basta nesta insegurança, neste clima de violência que tomou conta do Maranhão, não é possível que a sociedade seja mantida refém do medo e da violência, enquanto o governo inerte e apático, só assiste de camarote, emite notas oficiais e produz releases para serem publicados na imprensa chapa branca.

Perguntar não ofende, afinal, este é mesmo O Maranhão de Todos Nós??

TEXTO: Abimael Costa - jornalista 
27/07/2015

Comentários