Jornalista é ameaçada por dono de jornal



Temendo pela vida, a jornalista Rose Castro, registrou boletim de ocorrência no 5º DP, após o empresário Cesar Cutrim, proprietário do jornal Itaqui-Bacanga, trancar o seu carro e lhe fazer graves ameaças. 

Segundo a jornalista as ameaças e intimidações iniciaram depois que ela fundou um jornal com o nome Aquibacanga, e passaram a se tornar cada vez mais mais constantes depois que Rose passou a distribuir o impresso na região.

O caso merece atenção especial das autoridades, que precisam agir de forma rápida e firme, no sentido de, além de garantir a integridade física da jornalista, o direito de ir e vir, também assegurar o direto de circulação do Novo ibacanga, jornal fundado Pela jornalista.
Reproduzimos abaixo, texto em apoio à jornalista Rose Castro, publicado em vários jornais e blogues do Maranhão.


Dono de jornal do Sangue ameaça jornalista no Itaqui-Bacanga


Preocupado em perder espaço na área Itaqui-Bacanga, o dono do “jornal do sangue”, tem perseguido a jornalista Rose Castro, proprietária de um novo jornal na região “concorrente”, o “Aquibacanga”.

Segundo contou, a moça, há um ano fundou um jornal com uma linha completamente diferente da linha do jornal Itaqui-Bacanga, mais conhecido como o “jornal do sangue”. Mas logo na primeira edição do novo jornal ela passou a ser pressionada e depois de procurada pessoalmente pelo o empresário Cesar Cutrim, para que retirasse o nome “Aquibacanga”, a jovem, com medo, concordou achando que estaria se livrando das pressões.

“Concordei em tirar o primeiro nome do meu jornal porque me senti ameaçada, ele marcou um encontro, eu disse que iria se fosse local público e assim foi feito, chegando lá ele disse que seria melhor pra mim, mudar por que confundiria o leitor pela fonética dos nomes dos jornais ser parecida, me senti impotente devido às pressões e ameaças de que eu “Pagaria por isso”, não sei que preço seria esse, então resolvi mudar o nome do nosso jornal”, disse Rose Castro.

Feita a mudança, o jornal Aquibacanga, passou a se chamar Novo ibacanga.Tudo parecia ir bem, até que a jornalista foi à rua pessoalmente distribuir o impresso no último dia 27 de julho, quando foi seguida e teve o seu veículo trancado dentro do bairro Fumacê, região Itaqui-Bacanga.



“Levei um grande susto ao ver aquele veículo Corola prata, se aproximar rápido do meu, quando percebi, ele já estava na minha janela, mandando eu parar o carro, disse que queria falar comigo, então freie e ele passou veloz e parou na minha frente, eu e minha equipe ficamos apavorados. Então ele desceu e veio até meu carro, parou olhou dentro do veículo e na janela apontou o dedo pra mim e disse: ‘Eu não já mandei você mudar o nome do jornal!? Você apenas fez uma pequena mudança, você tem de tirar por completo. O nome “Bacanga”, é meu, eu, patenteei e aqui na área Itaqui-Bacanga, ninguém pode fazer nem panfletos com esse nome!’, fez algumas ameaças a mais e foi embora do jeito que chegou, em velocidade.

Agora o nosso jornal está sem nome, recebi a solidariedade de alguns amigos, mas por temer a minha segurança vou tirar o nome por completo do nosso jornal”, desabafou.

Uma das pessoas solidárias a Rose Castro foi a também radialista Helena Leite que abriu uma enquete no seu programa para que a população da área Itaqui-Bacanga, escolha um novo nome para o seu jornal.

A jovem conta que pode ter mais alguém interessado na mudança do nome, por que das inúmeras vezes que o empresário ligou para ela, ele citou um chefe, “Não sei à quem ele está se referindo, porque das vezes que me pressionou também por telefone, ele perguntava se eu já tinha resolvido mudar, porque ele tinha que passar a informação da mudança do nome pro chefe, achei estranho...Isso me motivou a tirar de vez, ele ainda citou o nome de um deputado que estaria a seu favor, e de uma mulher da justiça que a pedido do empresário, teria ligado para um patrocinador do jornal, “foi durante saída da delegacia que ele disse que essa senhora já teria informado à meu patrocinador que meu jornal é clandestino à pedido dele, não sei quem poderia ser, enfim fiquei com muito medo”. Finalizou Rose Castro.


Comentários