Hildo Rocha participa de sessão solene em homenagem a São Luis


Em discurso na tribuna da Câmara, na sessão solene que homenageou São Luis pelos 403 anos de fundação, o deputado Hildo Rocha destacou a história, a riqueza arquitetônica, a diversidade cultural e a gastronomia da cidade. “A capital maranhense exerce sobre os visitantes um fascínio incomum. Diversos aspectos relevantes da história de São Luis estão presentes nas ruas, no casario dos períodos colonial e imperial; nas manifestações culturais populares, que misturam tradições indígenas, africanas e europeias, ou, ainda, na culinária ímpar,” argumentou.

O parlamentar ressaltou que o Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974, tem vários prédios de grande valor arquitetônico, remanescentes dos séculos 18 e 19.

Pioneirismo e prosperidade

O deputado lembrou que São Luis viveu uma fase de grande crescimento econômico, chegando a ser considerada a quarta cidade mais próspera do País. “Foi a primeira cidade da região a instalar um sistema de bondes, inicialmente com tração animal; a primeira a iluminar as ruas com gás e depois a criar uma empresa de distribuição de água e eletricidade; e também a pioneira em sistema de telefonia”, destacou.

Rocha disse que o pioneirismo nesses setores deve-se, principalmente, à chegada das indústrias têxteis. “Curiosamente, a estagnação econômica que veio a seguir, estendendo-se por boa parte do século passado, foi um fator importante para que o Centro Histórico de São Luís mantivesse sua estrutura e principais características antes do tombamento federal e do reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. Agora, com esse rico legado oficialmente protegido, é preciso que a União e o Estado invistam permanentemente para mantê-lo em boas condições”, destacou.

A contribuição do PMDB

Rocha enfatizou que sob a liderança da governadora Roseana Sarney, o PMDB realizou dezenas de ações em São Luís. “Urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d´Areia; obras estruturantes nas áreas de mobilidade; saúde; educação; segurança; habitação; saneamento e abastecimento de água,” destacou.

Na área da saúde o parlamentar citou a construção Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e as reformas dos hospitais Tarquínio Lopes Filho e Calos Macieira que foram reformados e transformados em unidades de atendimento de alta complexidade.

Rocha destacou a construção de mais de 800 unidades habitacionais no PAC Rio Anil, em parceria com o Governo Federal; a ampliação do sistema de Esgotamento Sanitário; a Via Expressa; a avenida IV Centenário; e o Corredor Metropolitano.

O parlamentar lembrou que fez parte da equipe liderada pela governadora Roseana Sarney (chefiou a Secretaria das Cidades) e também contribuiu com a realização de obras importantes para a melhoria da qualidade de vida da população de São Luis. “Portanto, o PMDB tem uma grande folha de serviços prestados à capital maranhense”, enfatizou.

Personalidades marcantes

Rocha disse que São Luís apresenta uma herança cultural que a torna uma cidade especial, com fatos e personalidades marcantes. “Ana Jansen, que quebrou os paradigmas sociais de sua época; Aluísio Azevedo com seus belos contos, Bequimão com seu heroísmo; Nauro Machado e sua bela poesia; e, mais recente, temos Ferreira Gullar, José Sarney, Bandeira Tribuzi e Josué Monte”, destacou.

“São Luís é verso, é música, é poesia. Terra de povo alegre e encantador. Renomados e anônimos, poetas, pescadores, rendeiras e artistas, que fazem da Ilha do Amor um lugar especial par viver. Parabéns, São Luis”, finalizou Rocha.

Participaram da solenidade os deputados Eliziane Gama (PPS); Pedro Fernandes (PTB); Sarney Filho (PV) e Wewerton Rocha (PDT). A Sessão foi prestigiada pelo Secretário de Estado de Representação Institucional, Ricardo Capelli, representando o governador do Maranhão, Flavio Dino; por Ana Paula Rodrigues, representando o Prefeito de São Luis, Edvaldo Holanda Júnior; e pelo presidente do Procon/MA Duarte Nogueira.


Comentários