Gerson Júnior entra na disputa pela prefeitura de Cantanhede





Reviravolta na política de Cantanhede. Gerson Júnior irá se filiar ao Partido Rede Sustentabilidade e poderá concorrer ao cargo de prefeito. O anúncio surge como uma das maiores surpresas da fase de reorganização dos grupos políticos de Cantanhede. A tese que vinha sendo amadurecida por Gerson Júnior era disputar o cargo de vereador e apoiar o candidato indicado pelo grupo liderado pelo empresário Antonio Filgueira, o popular Marrecão. Mas, a proposta poderá não ser efetivada. Estimulado por amigos, familiares e simpatizantes, Gerson Júnior tem demonstrado crescente interesse em disputar a prefeitura, na eleição do próximo ano.

Disputa equilibrada

Outro fator que levou Gerson Junior a admitir a possibilidade de disputar a prefeitura decorre da minirreforma eleitoral aprovada recentemente. “Acredito que as mudanças aprovadas na minirreforma favorecem candidatos que não possuem milhões para gastar. Portanto, a competição será mais equilibrada”, justificou.

“É evidente que o dinheiro continuará sendo o fator determinante, mas acredito que a disputa será mais justa porque as novas regras estabelecem critérios que tornam a competição menos desigual favorecendo candidatos que não tem dinheiro, mas tem serviços prestados e propostas para debater com a população. Eu me encaixo nessa realidade”, ressaltou Gerson Júnior.

Especulações

Especulava-se que a eleição de 2016, em Cantanhede, se daria entre quatro concorrentes: um do grupo liderado pelo deputado federal Hildo Rocha; um apoiado pelo prefeito Kabão; a ex-prefeita Meire Valéria e o médico Elvy Soares completaria a lista. Porém, a filiação de Gerson Júnior ao partido da Marina Silva acrescenta novos ingredientes no caldeirão das especulações. Em vez de quatro candidatos ao posto hoje ocupado por Kabão a disputa poderá ter cinco concorrentes.

Perfil diferenciado

Caso o projeto venha a se consolidar, Gerson Júnior entrará na disputa com a vantagem de representar uma candidatura com perfil diferenciado. É jovem, aguerrido, não teme enfrentar desafios, e tem experiência no exercício de cargos públicos. Nas três eleições que disputou teve desempenho animador: ganhou duas. Exerceu dois mandatos de vereador com notável desempenho. Atuou com firmeza e independência. Portanto, Gerson Júnior, é possuidor de um perfil que se encaixa nas necessidades da atual conjuntura política e social de Cantanhede. É jovem, dinâmico, destemido, e experiente. 

Política no sangue

Gerson Júnior é neto de Florência Cantanhede Rodrigues, pioneira na política maranhense. Primeira mulher a governar Cantanhede, e terceira a ocupar o cargo de prefeita no Maranhão, na década de 60. Portanto, Gerson Júnior tem política no sangue.

Talvez por esse motivo, mesmo sem mandato, Gerson Júnior continua exercendo forte liderança. Por diversas vezes ocupou o vazio deixado pelos vereadores que por comodismo limitam-se apenas a aplaudir e apoiar todas as decisões de interesse do chefe do poder executivo municipal.

A postura de Gerson Júnior tem servido para compensar a omissão e a subserviência do legislativo local. Gerson Júnior tem atuado como uma espécie de vereador informal. É uma das poucas lideranças de Cantanhede que tem coragem de bater de frente com o atual prefeito. Não se curva, não se cala, não se omite. Faz política por vocação. 

Rede Sustentabilidade

Gerson Júnior é um dos fundadores do Partido Rede Sustentabilidade. Com menos de um mês de vida a legenda já conta expressivo grupo de parlamentares no Congresso Nacional, nas Assembleias estaduais, Câmaras municipais e no poder executivo.

No Maranhão o partido tem recebido a adesão de lideranças de todos os municípios. Em Cantanhede a agremiação está se estruturando. A filiação de Gerson Júnior é o marco inicial de um partido que surge com o desafio de mudar completamente o modo de fazer política no país. 

No Senado, a Rede é representada pelo senador Randolfe Rodrigues (AP). Na Câmara o partido é representado por: Alessandro Molon (RJ); Aliel Machado (PR); Eliziane Gama (MA); João Derly (RS); e Miro Teixeira (RJ).

A legenda tem vereadores, distribuídos em algumas capitais e importantes cidades do país. Jefferson Moura (Rio de Janeiro), Heloisa Helena (Maceió– AL), Evaldo Stanislau (Santos-SP), Lelo Pagani (Botucatu-SP),Jorge Bernardi (Curitiba – PR) e Flávio Vicente (Maringá-PR).

A lista se completa com dois ocupantes de cargos no Executivo. São eles o prefeito de Serra (ES), Audifax Barcelos, e o vice-prefeito de Macaé (RJ), Danilo Funke Leme.

Comentários