quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Hildo Rocha participa de Sessão Solene em homenagem aos fonoaudiólogos





A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene em homenagem aos fonoaudiólogos. O deputado Hildo Rocha foi, novamente, indicado para representar o PMDB e se pronunciar em nome da sigla. “O meu partido reconhece o imenso valor social do profissional de fonoaudiologia e está sempre atentamente ouvindo suas reivindicações para fortalecer a categoria e com isso possibilitar que ela continue trabalhando em benefício de todos os brasileiros”, ressaltou o deputado.

Rocha enfatizou que no programa do PMDB é expresso que ouvir a sociedade é o primeiro passo para transformar em propostas políticas os anseios e reivindicações sociais. “É claro que a palavra ouvir, empregada aí em sentido figurada, abrangem outros atos que vão além da mera audição”, declarou.

“Entre todas as palavras possíveis para capturar a ideia de intercambio entre eleitor e eleito a escolha de ouvir não foi mera coincidência. Nosso primeiro contato com a linguagem é pela via oral o que determina nossa proficiência em todas as outras a habilidades linguísticas”, destacou o parlamentar.

Especialidades

Os profissionais da fonoaudiologia atuam na área da Saúde. Entre as atribuições estão a prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Onze especialidades são hoje reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: Audiologia, Linguagem, Motricidade, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia. Fonoaudiologia Educacional Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia. A data dedicada aos profissionais da fonoaudiologia é o dia 09 de dezembro.

A Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Arruda de Queiroga, foi representada por Maria Cecília de Moura, vice-presidente da entidade. Também participaram do evento as presidentes dos Conselhos regionais da entidade: Telma Regina da Silva Costa; Sandra Maria Alencastro de Oliveira; Silvia Maria Ramos; e Marlene Canarin. 

Um comentário:

  1. O Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado de Goiás também participaram, pena que não sitaram na reportagem.

    ResponderExcluir

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa