O desgaste de Roberto Rocha depois de deslize nas redes sociais



Estar presente nas redes sociais certamente é uma obrigação para aqueles que de alguma forma desejam ser vistos, lembrados e levados em consideração. De Barack Obama ao vereador do menor município do Maranhão; pequenas, médias e grandes empresas; artistas, igrejas, ONGS, empresas de comunicação, jornalistas, emfim todos se utilizam das redes sociais para transmitir sua mensagem, vender seu peixe, dizer o que pensam.

As vantagens são imensas, baixo custo, certeza de ser visto pelo publico alvo, além do mais interessante, a possibilidade de interagir em tempo real com quem está do outro lado. Chegamos então ao paraíso? todos os problemas de comunicação estariam solucionados? basta criar um site,  criar uma Fanpage ou perfil no Facebook, uma conta no Instagram, outra no Twitter, participar do maior numero de grupos do Whatsapp e a comunicação está estabelecida com sucesso?  

Infelizmente não é bem assim que a banda toca, e apenas ter perfil nas mais diversas redes sociais não significa sucesso na comunicação. Ao contrário, se não tiver um profissional de imprensa capacitado para gerenciar e administrar o conteúdo que vai ser publicado o sonho pode se transformar em um grande pesadelo e acabar por macular e destruir a imagem daquele que pretendia alcançar resultado positivo. Ou se o próprio titular das contas tomar para si a responsabilidade pelo conteúdo a ser postada e cometer gafes como a do nobre Senador Roberto Rocha, que no último sábado (26), postou em um grupo de Whatsapp a imagem de uma mulher sem roupa e de pernas bem abertas, questionado por membros do grupo, o senador pediu desculpas e foi obrigado a deixar o grupo. ENTENDA O CASO

A noticia se espalhou, e imediatamente chegou aos blogues e portais de noticias que passaram a criticar, condenar e questionar a atitude de Roberto Rocha, até esse momento imaginava-se que poderia tratar-se de algum assessor que poderia estar usando a conta do senador e teria publicado a imagem. Porém mesmo já tendo se passado três dias da postagem, Roberto Rocha mantem se calado, ignorando o fato, como se nada tivesse acontecido, o silencio neste caso é uma clara confissão.


Enquanto o jornalista Raimundo Garrone  saía em defesa do senador A falsa moral de atirar a primeira pedra em Roberto Rocha por consumir pornografia , o Blog do Cesar Bello criticava duramente Roberto Rocha: ROBERTO ROCHA ARREGAÇOU : DEU BOM DIA COM XOXOTA , a jornalista Silvia Teresa também reprovou a atitude do senador: Roberto Rocha deve desculpas à mulher brasileira e não apenas a um grupo de WhatsApp… .


A postagem é de longe o assunto mais discutido e comentado neste final de ano. O senador está em evidencia, pena que seja de forma negativa e pejorativa, tal fato além de lamentável serve de alerta para quem usa as redes sociais. É preciso além de atenção redobrada, a contratação de profissionais de mídias capacitados para gerenciar e administrar o conteúdo, sob pena de sofrer danos irreparáveis na imagem e na credibilidade.            

O jornalista Robert Lobato publicou na manhã desta segunda (28), texto em seu blog, onde o senador Roberto Roberto Rocha admite o erro e pede desculpas públicas. Roberto Rocha pede desculpas públicas às mulheres por postagem obscenaAntes tarde do que nunca, considero que o pedido de desculpas demorou muito para sair, e que melhor que a pedir desculpas públicas e se policiar e evitar que fatos desta natureza voltem a se repetir, o estrago já está feito.   

ESCLARECIMENTO

Venho pedir desculpas públicas às mulheres por um erro, inteiramente não intencional, que cometi ao fazer uso das redes sociais no último dia 26 de dezembro.

Recebo centenas de imagens diariamente. Inadvertidamente, ao invés de apagar a imagem em questão, reenviei para um grupo que tinha me adicionado recentemente. Imediatamente pedi desculpas pelo equívoco, e saí do grupo.

Todos os dias recebo dezenas de convites para entrar em grupos, mas infelizmente é inviável aceitar todos os pedidos. As ações de administração que eu e minha equipe precisamos fazer diariamente relativas a esses convites e outras interações nas redes sociais estão sujeitas a erros.

Lamento profundamente por esse engano, ofensivo às mulheres e a todos que querem uma sociedade livre de expressões de sexismo. A postagem não reflete os valores que professo e o uso interativo que privilegio nas redes sociais.

Roberto Rocha






Comentários