quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Hildo Rocha constata evolução da saúde pública de Buriticupu




Rocha é o autor de uma emenda por meio da qual o Maranhão conseguiu aumentar em R$ 80 milhões o orçamento para a saúde pública, para 2016.

Em visita ao município de Buriticupu, nesta quarta-feira (12), o deputado Hildo Rocha se reuniu com o prefeito Zé Gomes, com secretários municipais, vereadores e lideranças; vistoriou as instalações da primeira maternidade da Rede Cegonha que será implantada no Maranhão; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também está em fase de conclusão; conheceu a nova estrutura de atendimento do Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana; e ainda a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); e a Unidade de saúde da Vila Davi, cuja obra está praticamente concluída.

Evolução na saúde

Hildo Rocha elogiou o trabalho que está sendo realizado pelo prefeito Zé Gomes, especialmente no que se refere à saúde púbica. “Sou testemunha do empenho e das dificuldades que o prefeito tem enfrentado para conseguir manter a rede de saúde pública municipal ofertando serviços de boa qualidade, reconhecida como uma das melhores da região”.

O deputado ressaltou que atualmente a manutenção da rede pública de saúde em Buriticupu é financiada em 65% com recursos do município e 35% pelo SUS (Governo Federal). “O Governo do Maranhão não tem ajudado o município. Isso cria uma dificuldade imensa, pois o prefeito destina algo em torno de 35% dos recursos do FPM para a saúde o que impede investimentos em outras áreas também importantes como a infraestrutura urbana. Mesmo assim, Zé Gomes está conseguindo realizar uma boa administração. Na saúde oferece um dos melhores serviços. É uma referência em todo Maranhão”, destacou Rocha.

Contribuição

O parlamentar enfatizou que tem se empenhado para ajudar o prefeito Zé Gomes na árdua tarefa de superar as demandas do município. “Nas diversas audiências que tivemos no Ministério da Saúde, Marcelo Castro, tratamos sobre o credenciamento de novos serviços de saúde e sobre a readequação dos recursos de Média e Alta Complexidade de Buriticupu além da aquisição de equipamentos para a Maternidade que deverá ser inaugurada em fevereiro (2016) com a presença do Ministro Marcelo Castro.

Prestação de contas

Rocha fez um balanço das ações realizadas ao longo do ano de 2015 e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando firme para honrar o mandato de deputado federal. O parlamentar disse que a melhor forma de agradecer a boa votação recebida no município é com trabalho. “Participei ativamente de 121 sessões deliberativas (96,85) e de 387 reuniões das comissões temáticas das quais faço parte *98,5%); apresentei 21 projetos de lei; relatei e consegui a aprovação de 37 projetos, dos quais destaco o que cria o Fundo Nacional do Passe Livre”, declarou.

Recursos para os municípios

Rocha disse que, apesar dos cortes orçamentários efetuados pelo governo Federal, conseguiu garantir recursos para a construção de Sistemas de Abastecimento de Água; esgotamento sanitário; construção de praças; pavimentação urbana; construção de estádio de futebol; melhorias de estradas vicinais; aquisição de equipamentos hospitalares; veículos para uso de profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família; tratores; e reforma de hospitais.

O deputado lembrou que, na condição de membro do Parlamento Latinoamericano (Parlatino) representou a Câmara Federal em três eventos da entidade: no Brasil; no Panamá; e no México.

Outras ações

Rocha destacou que foi autor dos requerimentos para a realização de dois seminários da Câmara Federal no Maranhão. “O primeiro aconteceu na Federação das Indústrias do Maranhão com o objetivo de debater sobre a Reforma Tributária. O segundo foi realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão para tratar sobre as Obras do PAC Rio Anil, que estão atrasadas”, declarou.

O parlamentar disse que, condição de membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), apresentou requerimentos para Audiências Públicas acerca da Duplicação da BR-135 e também sobre a Passagem Urbana de Imperatriz (BR-010) e destacou ainda a participação nos debates e nas votações que promoveram importantes reformas na legislação que irá normatizar as próximas eleições.

Reconhecimento

O prefeito Zé Gomes agradeceu a visita e enfatizou o apoio que tem recebido do deputado Hildo Rocha. “A gente tem sido muito bem recebido pelo Hildo, pela sua equipe. Ele tem se destacado pelo nosso partido, o PMDB, e tem nos apoiado em todos os ministérios ele tem marcado audiências, liga para os ministros e somos atendidos. A gente fica muito feliz pela maneira como você está atendendo Buriticupu”, enfatizou Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa