quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prefeitura de Miranda do Norte deflagra campanha de enfrentamento ao Aedes Aegypti



A prefeitura de Miranda do Norte, através da secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (18), a Campanha de enfrentamento ao Aedes Aegypti, entre outras ações, será deflagrado um grande mutirão com a participação dos agentes de endemias em parceria com agentes de saúde e toda a sociedade civil organizada. 

A secretaria de Saúde de Miranda do Norte, Alana Abreu, alerta que a forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, é não permitir que ele nasça, e isso só é possível eliminando os focos e criadouros. "Esta é uma luta conjunta e de interesse de todos, e que só surtira  efeito se cada um fizer a sua parte, limpando seus quintais, orientando vizinhos, amigos e parentes. Considero que esta é mais uma questão de conscientização,"  Alana Abreu, conclui fazendo uma convocação: "fazemos aqui um apelo para que todos abracem esta causa, é importante que a sociedade colabore e facilite o trabalho dos agentes de endemias e agentes de saúde, vamos fazer a nossa parte neste grande mutirão." 

Na manhã da ultima sexta-feira (08), A Secretaria Alana Abreu esteve em São Luís onde participou do lançamento da Campanha de Combate ao mosquito Aedes aegypti no Maranhão. O evento que contou com a presença do ministro da saúde, visa promover articulações no sentido de fortalecer as ações de combate ao Aedes Aegypti. Com a presença do governo federal e estadual, autoridades políticas e representantes municipais foram discutidos a grave situação da saúde pública do país devido à proliferação do mosquito.

Em 2015 foram notificados 7.662 casos de dengue no Maranhão, sendo 2.143 em São Luís, com dez óbitos confirmados. As cidades maranhenses com o maior numero de casos  foram, Campestre do Maranhão, Presidente Médici, Bequimão, Senador Alexandre Costa, Turilândia, Barra do Corda, Nova Olinda do Maranhão, Paraibano, Peri Mirim, Pinheiro, Buriti Bravo e Buriticupu.

Em relação ao Chikungunya, foram 230 casos notificados e 29 casos confirmados. O Zika Vírus teve 3.070 casos suspeitos, porém somente seis confirmados com sorologia, atendendo recomendação do Ministério da Saúde. Apenas um óbito foi registrado. O Guillan Barré teve 33 casos, sendo 13 casos com vínculo epidemiológico. O Estado registrou, também, 105 novos casos de microcefalia, até a primeira semana de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa