"Os bandidos tiraram a vida de meu neto, ele era filho único" diz avó de 74 anos


Parece deboche a ostensiva e milionária propaganda oficial do governo do Maranhão em contraponto com a dura e cruel realidade enfrentado pelos maranhenses. O abismo entre as duas realidades é intransponível, estes são dois mundos que a cada tragedia ficam mais distintos e mais distantes um do outro. No inicio da tarde desta sexta-feira (26), um adolescente foi morto de forma cruel e covarde na região metropolitana de São Luís quando estava a caminho da escola onde estudava.

Ryanderson da Silva Santos, de 16 anos, trabalhava com o pai, Claudionor Santos, ajudando na venda de juçara - açai - ,cursava o 2º ano do Ensino Médio no Centro Salustiano trindade no Bairro da Matinha em São José de Ribamar. Todos os dias Ryanderson ia para a escola em companhia de um primo, - adolescente de 15 anos -, nesta sexta, foi sozinho, no percurso teria sido abordado por dois elementos em uma bicicleta que após disparar vários tiros contra o jovem, fugiram levando a bicicleta que a vitima utilizava, o celular e a mochila de marca Karga onde estava o material escolar. A vitima usava uniforme da escola quando foi morto.

O crime aconteceu na rua 17, do bairro Jota Lima - São José de Ribamar - região metropolitana de São Luis. Desolada, Antônia dos Santos, de 74 anos, Avó de Ryanderson, lamentou, "os bandidos tiraram a vida de meu neto, ele era filho único".

Este adolescente de 16 anos, não tinha passagem pela policia, não faziam parte de facção criminosa, era aluno do 2º ano do Ensino Médio e trabalhava com o pai, tinha sonhos, buscava uma vida melhor, era um cidadão em pleno gozo de seus direitos constitucionais em um Estado Democrático de Direito, inclusive com direito à vida que é o bem jurídico mais importante, não disso serviu como atenuante ou foi útil de alguma forma para poupar, salvar ou preservar a vida de Ryanderson, infelizmente o Estado falhou mais uma vez, com vem falhando quase que sempre e forma vergonhosa quando se trata de proteger à vida.  

Em contrapartida, as milionárias mensagens publicitárias do governo mostram um Estado com violência em queda expressiva e com uma eficiente atuação das forças de segurança, mostrando assim uma grande contradição entre o mundo da propaganda milionária e a triste realidade vivida por exemplo pelos familiares do Ryanderson

Repercutiu em todo Brasil, publicação do jornalista Leandro Mazzini denunciando o governo Flavio Dino que num contrato de 12 meses, vai gastar até outubro a bagatela de R$ 6 milhões em assessoria de imprensa e gestão de imagem – embora possua equipe própria de jornalistas no Palácio dos Leões. GOVERNO DO MARANHÃO GASTA 6 MILHOS COM ASSESSORIA E IMAGEM

Mazzine questiona: "Com o desafio de melhorar saúde, segurança e educação, a contratação milionária da Informe Comunicação, de Brasília, mesmo por licitação, deixa o governador num discurso contraditório."

Jovens e adolescentes estão sendo exterminados sob a complacência e olhar passivo do governo, que infelizmente pouco ou nada faz para reverter o caos instalado. O nosso grito e o nosso clamor é no sentido de que a morte do jovem Ryanderson não se torne apenas mais um numero nas frias estatísticas sobre violência, muitas vezes manipuladas para justificar o discurso politiqueiro do governo comunista. 

Comentários