sexta-feira, 25 de março de 2016

BR-135, a Via Crúcis de Pedro






Texto: *Abimael Costa

*Pedro tem 71 anos, é hipertenso, já infartou uma vez, por conta destas complicações teve as funções renais comprometidas, e desde 2012 precisa fazer hemodiálise.

Três vezes por semana *Pedro é obrigado a viajar 250 quilômetros em uma van com outros pacientes, para se submeter ao procedimento, já que mora a cerca de 125 quilômetros de São Luís.

Hipertenso, com dificuldades de locomoção e debilitado por conta da idade, *Pedro percorre sua via crúcis três vezes por semana. Na última quinta-feira, (24), tradicional quinta-feira SANTA, *Pedro levou seis horas para percorrer os 125 quilômetros de volta para casa, saiu de São Luís 15h e só conseguiu chegar em casa por volta das 21h, depois de enfrentar imenso congestionamento e muito buraco na BR-135.

A BR-135 é o único meio de ligação rodoviário entre a capital do Estado do Maranhão e o mundo. A importante rodovia federal por onde trafegam milhares de veículos diariamente, está literalmente abandonada, cheia de buracos e sem conservação, para piorar ainda mais o caos já instalado, as obras de duplicação no trecho Estreito dos Mosquitos/Bacabeira estão paralisadas.

Casos como o de *Pedro são mais comuns do que imaginamos. Ignorados pela mídia tradicional, estes personagens sofrem no anonimato, são invisíveis para a grande maioria da sociedade, e o pior, tem seus direitos violados e sua dignidade ultrajada sob o olhar complacente e conivente da mídia.

*Pedro sai de casa três vezes por semana por volta das 7h da manhã e só volta depois das 19h, após viajar cerca de 250 quilômetros em uma estrada federal destruída e abandonada.

Até quando cidadãos como *Pedro serão ignorados, maltratados e relegados ao sofrimento anônimo, como se não tivesse direitos garantidos e assegurados na CF/88? e a tão propalada dignidade da pessoa humana é fictícia?

*Pedro é um nome fictício usado como forma de garantir anonimato ao personagem desta história real.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André