BR-135, a Via Crúcis de Pedro





Texto: *Abimael Costa

*Pedro tem 71 anos, é hipertenso, já infartou uma vez, por conta destas complicações teve as funções renais comprometidas, e desde 2012 precisa fazer hemodiálise.

Três vezes por semana *Pedro é obrigado a viajar 250 quilômetros em uma van com outros pacientes, para se submeter ao procedimento, já que mora a cerca de 125 quilômetros de São Luís.

Hipertenso, com dificuldades de locomoção e debilitado por conta da idade, *Pedro percorre sua via crúcis três vezes por semana. Na última quinta-feira, (24), tradicional quinta-feira SANTA, *Pedro levou seis horas para percorrer os 125 quilômetros de volta para casa, saiu de São Luís 15h e só conseguiu chegar em casa por volta das 21h, depois de enfrentar imenso congestionamento e muito buraco na BR-135.

A BR-135 é o único meio de ligação rodoviário entre a capital do Estado do Maranhão e o mundo. A importante rodovia federal por onde trafegam milhares de veículos diariamente, está literalmente abandonada, cheia de buracos e sem conservação, para piorar ainda mais o caos já instalado, as obras de duplicação no trecho Estreito dos Mosquitos/Bacabeira estão paralisadas.

Casos como o de *Pedro são mais comuns do que imaginamos. Ignorados pela mídia tradicional, estes personagens sofrem no anonimato, são invisíveis para a grande maioria da sociedade, e o pior, tem seus direitos violados e sua dignidade ultrajada sob o olhar complacente e conivente da mídia.

*Pedro sai de casa três vezes por semana por volta das 7h da manhã e só volta depois das 19h, após viajar cerca de 250 quilômetros em uma estrada federal destruída e abandonada.

Até quando cidadãos como *Pedro serão ignorados, maltratados e relegados ao sofrimento anônimo, como se não tivesse direitos garantidos e assegurados na CF/88? e a tão propalada dignidade da pessoa humana é fictícia?

*Pedro é um nome fictício usado como forma de garantir anonimato ao personagem desta história real.

Comentários