Miranda do Norte deflagra plano de ação para o combate ao Aedes aegypti

    “Essa luta é de todos nós, vamos juntos acabar com o mosquito”

Ciente de que o combate ao Aedes aegypti é urgente e fundamental para prevenir, controlar e reduzir os casos de dengue, febre chikungunya e Zika Vírus Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Miranda do Norte, através  Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) elaborou e colocou em pratica plano de ação para o combate ao Aedes aegypti, envolvendo diferentes etapas e ações.

O Plano foi desenvolvido pela secretária de Saúde do Município, Allana Abreu, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), segundo o qual, atualmente o município de Miranda do Norte possui 378 casos de dengue registrados no Sistema Nacional de Agravos e Notificação – SINAN e um total de 5.268 imóveis, deste total 625 domicílios possuem foco do mosquito Aedes aegypti.

Em ofício enviado ao Comandante do 24 BIL - Batalhão de Infantaria Leve, no dia 16 de fevereiro, Allana Abreu, solicitou o apoio e a participação daquela instituição no plano de ação para o combate ao Aedes aegypti, no que foi plenamente atendida.

O comando enviou à Miranda do Norte, militares do Exército Brasileiro para participarem no período de 29/02 à   04/03 do grande Mutirão Comunitário para o combate ao Aedes aegypti, além dos militares também participam da ação, homens do Corpo de Bombeiros, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, profissionais da atenção básica, profissionais das demais Secretarias Municipais, alunos da rede pública municipal, Poder Legislativo além da comunidade. 

A mobilização comunitária visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção para eliminação do mosquito, através da realização de visitas  as residências no período de 29 de fevereiro a 04 de março do corrente ano conforme programação elaborada pela equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de eliminação de criadouros, tratamento de depósitos, atividades de educação em saúde e distribuição de folhetos educativos. 

Para Allana Abreu, a participação ativa de cada morador na eliminação de criadouros já existentes, ou de possíveis locais para reprodução do mosquito é essencial para o sucesso das ações de combate ao Aedes aegypti. "As ações só surtirão o efeito desejado, se além da participação efetiva dos diferentes setores da administração pública, cada morador fizer a sua parte no combate aos focos do mosquito" Enfatizou a secretária. 

Diante do número de casos de dengue, febre chikungunya e Zika Vírus que tem ocorrido no município, torna-se necessário orientar a população e realizar visitas de inspeção domiciliar com o objetivo de diminuir a incidência de casos das doenças acima citadas, uma vez que a prevenção está diretamente relacionada a mudanças de hábitos culturais e para que haja uma diminuição de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é necessário se realizar uma mobilização comunitária.

Ficou claro também que a maior incidência de Aedes aegypti ocorre em áreas periféricas onde na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação acabam por criar ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito que encontrando locais com água parada (criadouros), põem seus ovos e rapidamente se reproduzem.

Diante da gravidade dos fatos, a prefeitura municipal através da SEMUS, mobilizou as demais secretarias municipais, profissionais de saúde e poder legislativo para definir ações de mobilização para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, com ênfase na execução de ações que viabilizam o combate aos focos do mosquito.

É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia – garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo lixões.













Comentários