segunda-feira, 7 de março de 2016

Obras de Escola do Ensino Médio estão paralisadas há mais de um ano em Matões do Norte












O que parecia ser a realização de um sonho transformou-se em pesadelo. A construção do Centro de Ensino Médio Professor Antenor Bogéa, em Matões do Norte, seria a solução para os graves problemas enfrentados pelos alunos que cursam o Ensino Médio no Município. 

  


Prevista para funcionar em uma área de 854 m², a escola teria seis salas de aulas, sala de leitura, sala de informática, diretoria, secretaria, arquivo, sala de professores, vestiários, banheiros e outras instalações, a obra foi iniciada em julho de 2014 em uma área no bairro Cidade Alta. Acontece que com a posse no novo governador os trabalhos foram paralisados, o que resta no local é apenas o esqueleto da obra, tudo foi abandonado, a construção foi esquecida, e a população denuncia que o local serve apenas como esconderijo para marginais e usuários de drogas. Um poço de grande profundidade que foi cavado no local, está aberto, oferecendo sérios riscos para as crianças que brincam nas imediações da obra abandonada. 




Enquanto a construção do Centro de Ensino Médio Professor Antenor Bogéa segue parada e sem previsão de ser retomada, cerca de 400 alunos do Ensino Médio enfrentam todo tipo de dificuldades para continuar em sala aula. Por falta de local apropriado, o Ensino Médio funciona em turno único - NOTURNO - em um prédio cedido pelo município - Escola Municipal Vilma Sampaio - com três anexos, o que obriga os pais dos adolescentes com idade entre 13 e 15 anos a matricular seus filhos para estudar no horário das das 18:45 às 22:45. Sem falar nos estudantes que residem na zona rural e precisam se deslocar de loais distantes para assistir aula no turno único - NOTURNO. 




Pais de alunos, professores e a população em geral reclamam do descaso, abandono e sucateamento da educação por parte do governo do estado, a insensibilidade é clara, visível e repugnante em Matões do Norte. 





Até quando estes jovens vão continuar sendo vitimas de um modelo politico que adota  políticas publicas equivocadas e excludentes, que beneficiam um pequeno grupo de privilegiados detrimento de um maioria?

Estudantes do Ensino Médio em Matões do Norte são sujeitos de direito e portanto merecem respeito do Estado.    


















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