sexta-feira, 11 de março de 2016

Roda de Conversa busca soluções para os graves problemas de saneamento básico na área Cidade Operária/Cidade Olímpica



                         Foto de Flora Dolores/O Estado



Não é de hoje que os bairros da capital maranhense sofrem com a falta de saneamento básico, que é direito humano e fundamental para a vida digna dos moradores, principalmente os das regiões periféricas. Incomodados com o constante descaso, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência promove neste sábado (12) uma Roda de Conversa no Auditório do Centro Educacional São José Operário - CESJO, localizado na Avenida da Providência, nº 100, bairro Cidade Operária. O debate acontece das 14h30 às 17h e irá buscar soluções para as questões ambientais da área Cidade Operária/Cidade Olímpica que reúnem em seu território, segundo dados do IBGE, mais de 175 mil pessoas.

A extensão Cidade Operária/Cidade Olímpica apresenta um número expressivo de 60% de toda coleta de resíduos sólidos feita pela Prefeitura de São Luís, mais da metade dos investimentos que o órgão dispõe para limpeza da cidade. Ainda assim, por maus hábitos da população, essa área está entre as 05 zonas que  mais tem lixões a céu aberto na capital maranhense.

Na oportunidade, será feito um Abaixo Assinado com a finalidade de pleitear uma Audiência Pública sobre o Plano de Resíduos Sólidos que será coordenado por representantes das Igrejas Cristãs, Sociedade Civil Organizada, Juventude Militante do bairro e outros. Mais informações pelos números 98113-7783 (Padre Manoel Oliveira) e 98883-7947 (Lúcia Diniz).

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

O diálogo sobre essas questões é motivado pela Campanha da Fraternidade de 2016 que foi lançada, oficialmente, no dia 10 de fevereiro. Para este ano, a CF nos convida a refletir sobre “Casa comum, nossa responsabilidade”, subsidiados pelo lema bíblico que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). A proposta da CNBB é assegurar o direito ao saneamento básico para todos e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do Planeta Terra. Desta maneira, a Campanha tornou-se ecumênica, pois a questão do saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem. Para isso, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Programação


14h30 às 14h50 - CREDENCIAMENTO

14h55 - ABERTURA E ORAÇÃO ECUMÊNICA - Padre Manoel e Pastores presentes

15h - METODOLOGIA DA RODA DE CONVERSA – Mediador: Clarinda Germano de Brito

15h às 15h30 - APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA PELO ASSESSOR – Expositor: Luís Jorge.

15h30 às 16h - Espaço para INTERVENÇÕES E INSCRIÇÕES (5minutos para cada inscrito).

16h05 - APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DA PROPOSTA: Abaixo Assinado fins realização de Audiência Pública sobre o Plano de Resíduos Sólidos. (Data e local a definir)

16h20 às 16h40 - ESCOLHA DA EQUIPE GESTORA (Representantes: Igrejas Cristãs, Sociedade Civil Organizada, Juventude e outros)

16h40 - APRESENTAÇÃO DA EQUIPE: (definição de data, local e horário dos encontros de planejamento e acompanhamento).

17h - ENCERRAMENTO E LANCHE






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André