A Nota da OAB sobre o caso do advogado flagrado pela PRF com carro roubado e encaminhado para delegacia de polícia


É no minimo curiosa para não dizer risível  a Nota de esclarecimento divulgada pela OAB, onde a entidade se manifesta sobre o episódio envolvendo o advogado Wanderson Diego Aroucha Botelho abordado ás 00h50 da última sexta-feira (1), por policiais rodoviários federais durante fiscalização de rotina em frente ao posto da PRF em Pedrinhas. Nota de esclarecimento OAB/MA

Conforme nota da PRF,  Após verificar os sinais identificadores do veículo ECOSPORT de placa OJL 3868/MA , conduzido pelo Advogado  de 27 anos, constatou-se que o documento era falso, o chassi estava adulterado e o número do motor também estava raspado. A equipe conseguiu descobrir o chassi original e chegou ao verdadeiro veículo de placa OCC 8170/GO com ocorrência de Furto/Roubo. Diante dos fatos condutor e veículo foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil da Vila Embratel onde foram adotadas as medidas cabíveis ao caso.


Pois bem, segundo a nota divulgada pela PRF, são fatos públicos e incontestáveis que: 

O veículo estava em poder do advogado, que inclusive o conduzia no momento da abordagem policial, o documento do automóvel apresentado a equipe da fiscalização era falso,  o chassi do veículo estava adulterado e o número do motor também estava raspado, que ao checar o chassi original os policiais chegaram ao verdadeiro veículo de placa OCC 8170/GO com ocorrência de Furto/Roubo. E que advogado e veiculo foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil da Vila Embratel.

Alegando compromisso inarredável com a luta pela promoção e defesa dos direitos dos advogados, suas prerrogativas, e com a preservação do Estado Democrático de Direito e das liberdades constitucionais, a nota divulgada pela OAB/MA repudia fortemente a maneira como o fato envolvendo o advogado WDB foi divulgado em alguns blogs e sites maranhenses, além disso, reafirma que é inaceitável a divulgação precipitada dos fatos, o que ocasiona consequências irreparáveis e graves para a vida particular e profissional das pessoas envolvidas. Atitudes como esta desrespeitam cidadãos do bem.  

A nota realça que o profissional em advocacia não chegou a ser preso e nem auto de prisão em flagrante foi lavrado, e ainda que a Polícia Federal constatou ter o advogado sido vítima de um golpe e está em busca dos autores da infração penal.  


O fato da OAB/MA sair em defesa do advogado é normal e até louvável, o que não é possível entender é porque estes mesmos argumentos de compromisso inarredável com a luta pela promoção e defesa dos direitos[ ]... e com a preservação do Estado Democrático de Direito e das liberdades constitucionais, não são usados com o mesmo rigor, afinco e determinação para defender dezenas de anonimos vitimas de exposição na mídia, acusados, condenados e sentenciados sem direito a voz ou vez, sem direito sequer a uma linha de retratação ou direito de resposta que dirá a Nota de repúdio ou esclarecimento de entidades de classe.

Será que apenas e somente no caso do advogado WDB é inaceitável a divulgação precipitada dos fatos, somente quando se trata de advogado o caso ocasione consequências irreparáveis e graves para a vida particular e profissional das pessoas envolvidas?

Não lembro de ter visto a OAB/MA defender de forma tão aguerrida e destemida cidadãos comuns, sujeitos de direito da plebe, desrespeitados e pilhados em suas garantias mais básicas e elementares.

Nota de esclarecimento OAB/MA

A OAB/MA repudia fortemente a maneira como o fato envolvendo o advogado WDB foi divulgado em alguns blogs e sites maranhenses. A OAB/MA esclarece que o profissional em advocacia não chegou a ser preso e nem auto de prisão em flagrante foi lavrado.
Na verdade, a Polícia Federal constatou que o advogado foi vítima de um golpe e está em busca dos autores da infração penal.  
A Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, que tem a frente o vice-presidente da OAB/MA, Pedro de Alencar, reafirma que é inaceitável a divulgação precipitada dos fatos, o que ocasiona consequências irreparáveis e graves para a vida particular e profissional das pessoas envolvidas. Atitudes como esta desrespeitam cidadãos do bem.  
Desde modo, a Seccional Maranhão expressa o compromisso inarredável da OAB com a luta pela promoção e defesa dos direitos dos advogados, suas prerrogativas, e com a preservação do Estado Democrático de Direito e das liberdades constitucionais.

Jornalista Abimael Costa
Registro: 000.1608-SRTE/MA
www.abimaelcosta.com.br/


Comentários