terça-feira, 14 de junho de 2016

Participe do "Junho Vermelho" DOE SANGUE




Com o tema ‘Arraste o pé e estique o braço. Neste São João, doe sangue’, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), iniciou nessa segunda-feira (13), o ‘Junho Vermelho’, campanha nacional de incentivo à doação de sangue.
A campanha inclui atividades educativas com palestras sobre doação de sangue e atividades de coletas externas é uma estratégia para manter a média de doações e reforçar o estoque do banco de sangue do estado. 
“Precisamos entender que essa é uma responsabilidade dividida entre Hemomar, enquanto instituição, e da sociedade, como colaboradora dessa causa em prol de milhares de vidas”, considerou a coordenadora de Captação do Hemomar, Maria do Socorro Ferreira.

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é reposto pelo organismo em 24h (parte líquida).

Dia do Doador

Nesta terça-feira (14), é comemorado o ‘Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue’, ocasião em que se destaca o valor deste ato. A doação voluntária (aquela que não é direcionada a uma pessoa específica) é o foco da campanha. A programação acontecerá até o dia 28 de junho. Durante esse período, serão realizadas ações educativas e coletas externas em várias instituições (ver quadro). Em São Luís, as doações de sangue também podem ser feitas na sede do Hemomar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Critérios para doação

Todas as orientações quanto aos critérios para doação de sangue são disponibilizadas no site e na sede da Hemomar. Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Há ainda impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação, é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, o intervalo para próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

 PROGRAMAÇÃO AÇÕES EDUCATIVAS


14/06 – 8h às 12h – Defensoria Pública/CSU – Cohab

15/06 – 8h às 12h – Centro Elétrico – Cohama

16/06 – 8h às 12h – Sede da Polícia Federal – Cohama

21/06 – 8h às 12h – Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Monte Castelo

23/06 – 14h às 18h – Agência Nacional de Transportes Terrestres – Vinhais

28/06 – 14h às 18h - Ministério do Trabalho e Emprego - Dalplaza Center - Cohab/Anil

Palestra sobre doação de sangue

16/06 – 17h - Distribuidora Rofe/Distrito Industrial

COLETAS EXTERNAS


16/06 – 9h às 17h – Tribunal de Contas do Estado (TCE) – Calhau

18/06 – 9h às 17h – Igreja Adventista do Maiobão

22 a23/ 06 – 9h às 17h – Município de Anajatuba (Igreja Adventista – Centro)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André