segunda-feira, 18 de julho de 2016

Corpos de adolescentes foram encontrados crivados de bala



Infelizmente casos de execução de jovens e adolescentes vem se tornando prática comum no Maranhão, não é exagero afirmar que existe um crescente e perverso extermínio de jovens negros, pobres e em conflito com a lei. 

Na maioria dos casos o crime é de autoria e motivação desconhecida, rapidamente cai no esquecimento e fica sem punição. O fato das vítimas serem vistas por grande parte da sociedade como párias e marginais de certa forma parece legalizar ou justificar o assassinato destes adolescentes. 

Omisso e subserviente, o Estado apenas assiste os casos de justiçamento contra a juventude pobre e favelada.

Mais dois adolescentes foram assassinados no último final de semana. Domingos Nonato da Silva Oliveira (15 ), e Luís Fernandes de Alcântara (16), moravam em Bacabal e foram mortos a tiros.

O corpo de Domingos conhecido por Taboquinha, foi encontrado por populares na manhã de sábado (16), em uma estrada vicinal do município de Alto Alegre do Maranhão. Já o corpo de Luís Fernandes, o Bebê, foi localizado na Estrada da Bela Vista em Bacabal.

Os dois adolescentes que eram acusados da prática de atos infracionais, como assassinato e tentativa, saíram de casa juntos na tarde de sexta-feira e desde então não teriam mais sido vistos.

Mais uma vez o Estado falha em não garantir a integridade física e a proteção dos adolescentes. Se provada a autoria de atos infracionais graves, estes adolescentes deveriam estar cumprindo medidas socioeducativas, caso contrário deveriam ter seus direitos assegurados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa