OAB age para evitar novos casos de morte no Hospital da Criança

 - 
OAB-MA PEDE À VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUE VISTORIE O HOSPITAL DA CRIANÇA, EM SÃO LUÍS


Após receber várias denúncias de falta de higiene no local a Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA quer evitar novos casos de morte no hospital

Em continuidade ao trabalho de defesa da garantia do direito à saúde, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), por meio de sua comissão de Direito à Saúde, protocolou ofício na manhã de hoje (12), na Secretaria de Saúde do Estado solicitando vistoria da Vigilância Sanitária, ao Hospital da Criança. A vistoria refere-se à falta de higiene e também sobre a infraestrutura do local.

Em seguida, a Comissão reuniu-se com a Secretária Adjunta de Ações e Serviços da Saúde do Município, Silvia Leite, para tratar sobre os casos de morte na rede pública municipal de saúde e buscar uma solução conjunta para esse problema.

“Temos recebido constantes denúncias sobre a falta de higiene no Hospital da Criança, por isso solicitamos à Vigilância Sanitária que em um prazo de 72 horas faça uma vistoria nesta unidade de saúde, como forma de assegurar o melhor atendimento às crianças que lá se encontram”, disse Hélio Maia, presidente da Comissão de Direito à Saúde.

Sobre as mortes ocorridas no hospital, ele enfatiza que é fundamental uma solução conjunta e rápida para que se evitem mais óbitos. “O objetivo é evitar mais mortes. Uma de nossas indicações para isso seria a retirada das crianças que se encontram nos corredores do hospital, como forma de evitar mais contaminações e consequentes óbitos”, enfatizou o presidente da Comissão.

Para a Secretária Adjunta de Ações e Serviços da Saúde do Município, Silvia Leite, o problema será amenizado com a finalização da obra do hospital e com o ordenamento de pacientes do interior para a capital.

Como medida emergencial, na segunda-feira (18), estaremos reunidos com os médicos e a equipe do programa "Melhor em Casa", formada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), com o intuito de sensibilizar a Classe Médica para reavaliar a necessidade de manter ou não as crianças internadas no hospital da Criança, afim de que possamos evitar novas contaminações e óbitos, além de diminuir a superlotação, bem como proceder a retirada de crianças dos corredores.

Esta é a segunda reunião que a Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA tem com representantes da Secretaria Municipal de Saúde. No início do mês, membros da comissão estiveram visitando o Hospital da Criança após constatar diversas denúncias de casos de óbito infantil divulgados nas redes sociais. Na ocasião, reuniram-se com a direção do hospital e com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Helena Duaillibe.

“A ideia é que possamos reunir todos os envolvidos na defesa do direito à Saúde, inclusive o Ministério Público, a quem enviaremos um ofício solicitando investigação sobre esta situação”, disse o vice-presidente da Comissão de Direito à saúde, Aurélio Azevedo.

Participaram da reunião além do presidente da Comissão Hélio Maia, o vice-presidente Aurélio Azevedo, a advogada Marcella Abdalla, e os advogados Gabriel Medeiros, Gustavo Matos e Roberto Pires.

Comentários