A "MUDANÇA" NÃO QUER MUDANÇA! assassinatos aumentam 52% em São Luís no mês de julho


Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão mostram que São Luís registrou um aumento de 52% no numero de assassinatos no mês de julho em comparação ao mês anterior. Segundo os dados, 68 pessoas foram mortas em julho de 2016 e 46 em junho. Já em comparação ao mesmo período do ano passado o aumento foi de 42% já que em julho de 2015 foram registrados 45 assassinatos. DIVULGADO O NÚMERO DE HOMICÍDIOS REGISTRADOS NO MÊS DE JULHO EM SÃO LUÍS



A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e o Ministério Público contestam não só os números como também a forma como são contabilizados e divulgados estes dados. Em nota o presidente da SMDH, historiador Wagner Cabral faz duras críticas ao modelo que o governo insiste em seguir.  

Não são apenas números, mas diferenças de concepção no enfrentamento à violência

Continua a controvérsia sobre estatísticas. O governo estadual não consegue avançar numa discussão necessária, defendida tanto pela sociedade civil (SMDH) quanto pelo Ministério Público. E continua mantendo a "caixa preta" da segurança pública, subordinada a uma lógica de militarização cada vez mais acentuada.

É preciso democratizar e dar transparência aos dados sobre a violência, com a criação de um sistema estadual de informações, que efetivamente seja democrático, sob controle social, abranja todo o Estado (e não apenas a região metropolitana), combata a impunidade (com o acompanhamento do fluxo do sistema de justiça criminal) e seja voltado para os setores mais vulneráveis da sociedade, combatendo as diferentes formas de preconceito e vitimização.

Mas a "mudança" não quer mudança!

Comentários