Homem preso por suspeita de baderna morre em carceragem de delegacia do Maranhão
Denys Fran Montelo Luna foi preso por policiais militares em Vargem Grande e conduzido à DEPOL - Delegacia de Polícia Civil da cidade. Por volta das 9h da manhã, Denys foi encontrado caído e desacordado. Socorrido e levado ao Hospital Municipal Benito Mussoline, foi confirmado oficialmente a morte do preso, a causa teria sido uma forte descarga elétrica.
Este é o segundo caso de presos mortos dentro de celas em delegacias do Maranhão em menos de 90 dias, vale esclarecer que é dever do Estado garantir a integridade física e moral dos que estão sob sua custodia. Esse direito está expresso na Constituição federal de 1988.
Art. 5º .XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;
Art. 37. § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
No dia 03 de outubro o jovem João Vitor Santos, de 18 anos de idade, morreu depois de ter 98% do corpo queimado em consequência de incêndio provocado por um curto-circuito nas instalações elétricas da cela da delegacia de polícia de Cantanhede. João Vitor era inocente e exercia a função de jardineiro. Ele trabalhava para ajudar no sustento da família. ENTENDA O CASO
Para amenizar o calor infernal da cela, João Vitor teria tentado ligar um ventilador e, em consequência da precariedade das instalações elétricas da delegacia, pegou um choque e foi arremessado sobre o colchonete que pegou fogo. “O único carcereiro presente no momento nada teria feito para evitar a tragédia por falta de preparo técnico.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa