Uma história de vida que faz a diferença

"os pais são o orgulho dos seus filhos".Provérbios 17:6b


Mulher de fibra, pacifica por natureza, ela nasceu no dia 09 de dezembro de 1947, na bela cidade piauiense de Parnaíba. Filha de lavradores, evangélicos. O pai  cearense de Camocim,  e a mãe também cearense só que de Chaval.  Em tempos de intensa emigração de cearenses e piauenses para o Maranhão, a família seguiu a tendencia e mudou-se para o Maranhão.
No ano de 1963, trabalhavam na lavoura de subsistência no município de Coroatá, lá a filha mais nova da família, então com 16 anos, casa-se com o piauiense, filho de Esperantina, lavrador, evangélico e também emigrante em terras maranhenses. 

O casal fixou residência no povoado Livramento, município de Coroatá, localizado às margens da BR-135, lá se tornaram comerciantes de secos e molhados e avançaram no varejo, foi neste período que nasceram os três primeiros filhos do casal, com o final das obras do DNER na região e a desativação do acampamento instalado no local, o casal decide buscar novos caminhos.

Uma visão levou o casal a mudar-se para o então povoado de Miranda do Norte, onde chegaram em agosto de 1971, lá o casal ainda tentou explorar a atividade comercial de varejo na área de secos e molhados, porém sem exito. De inicio moraram em uma casa de aluguel na Rua do Sol, que era de propriedade do Sr. Cirilo.

Frente a grave crise enfrentada e ainda por cima morando em uma terra onde não conheciam praticamente ninguém,  o casal vende os equipamentos da mercearia - cofre, balcões, prateleiras, saldo de mercadoria e até o relógio de pulso - e com o apurado compram uma casa na Rua do Comércio, entre oficina do seu Edson e a usina seu Adrião.

Decididos a livrarem-se do aluguel, o casal muda se imediatamente para o novo endereço, só que a casa estava bem estiorada, e ali iniciou se um nova batalha para tornar o local habitável. 

Era preciso encontrar um novo ofício já que a família estava crescendo e as despesas aumentavam na mesma proporção. O casal resolve então abrir um pequeno restaurante,  já oque estavam morando às margens da BR 135, onde o trânsito de veiculos era intenso. 

Nascia ali o Restaurante Santo Antonio, que por décadas foi famoso por ter a melhor carne de sol da região, fama que ajudou o empreendimento a crescer, se tornando no Hotel e Dormitório Santo Antonio e depois no Hotel do Crente. Nesse ínterim nasceram os outros quatro filhos do casal, que agora eram sete, quatro mulheres e três homens. O patriarca da família então com 86 anos de idade, faleceu em 09 de setembro de 2007. 

A viúva continua a jornada, segue firme com determinação e muita garra. Hoje no aniversario de 69 anos de idade desta mulher incrível, lutadora e exemplo de superação, faço este breve resumo da historia desta vida abençoada que é a única responsável por eu estar aqui. A ela eu devo e agradeço tudo que sou, tudo que tenho, e tudo que aprendi na minha breve vida. 

 Ela é Raimunda da Costa pereira, esposa de Antonio Pereira da Silva, união abençoada que durou 44 anos, resultando na chegadas das criaturas abençoadas:

01- Abimael da Costa pereira  -     netos - 04 - bisnetos - 05, chegando o sexto
02 - Miriam da Costa Pereira   -     netos - 02 - bisnetos - 03 -
03 - Miranildes da Costa Pereira -  netos - 02 -
04 - Mirinalva da Costa Pereira -    netos - 02 - bisnetos - 02 -
05 - Antonio Pereira da Silva Filho  netos - 02 -
06 - Enoque da Costa Pereira         netos - 02 -
07 - Miran da Costa Pereira            netos - 03 -
    
Hoje são dezessete netos, 10 bisnetos, genros e noras. Uma grande e abençoada família unida em um só pensamento, agradecendo a Deus por este momento feliz em que comemoramos os 69 anos bem vividos de minha mãe.

A minha felicidade é intensa, meu coração exulta de alegria nesta sexta-feira (09/12), hoje celebramos com muito júbilo e satisfação os sessenta e nove  de idade de minha amada e querida mãe. Parabéns minha amada,  "teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de tua mesa." Salmos 128:3B.

Temos o mesmo biotipo, altura, porte físico, cabelos grisalhos e mansidão, sou tão você.  "O cabelo grisalho é uma coroa de experiência e esplendor" Provérbios 16:31.

Mãe querida, rogo a Deus que te conceda muitos anos de vida, com saúde, paz e muita alegria ao lados daqueles que te amam e te veneram. O teu exemplo é a nossa bússola e o nosso norte, és o nosso eterno porto seguro.   

Jornalista Abimael Costa, um dos filhos deste abençoado casal.




Comentários