Carceragem de delegacia regional que atende 13 municípios é interditada pela justiça


A única cela da 7º Delegacia Regional de Policia Civil em Santa Inês foi interditada pela justiça nesta segunda-feira (13). A delegacia coordena os trabalhos e ações de polícia Judiciária dos municípios de Alto Alegre, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Buriticupu, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Luzia do Tide, São João do Caru, Satubinha e Tufilândia, no local também funciona o 1º Distrito de Santa Inês. 

A ação atende pedido do Ministério Público do Maranhão e foi determinada pela juíza Luciany Cristina de Sousa Ferreira Miranda, titular da 2ª Vara. A decisão de caráter liminar proíbe a delegacia de receber detentos de outros municípios e, os presos da jurisdição de Santa Inês encaminhados a Regional devem ser transferidos no prazo de 24 horas para a Unidade Prisional do Município.

Já faz muito tempo que chovem reclamações e denúncias sobre as péssimas condições daquela especializada. O sucateamento da segurança pública é uma realidade cruel e desumana que atinge toda a sociedade maranhense. 

Esperamos o posicionamento do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Segurança, Jefferson Portela. Mas estamos curiosos para saber o que os representantes do município de Santa Inês na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara Federal farão e dirão sobre este vergonhoso e lamentável fato. 

O prédio para onde deveria ser transferida a 7ª Regional está com as obras praticamente paralisadas, a construção se arrasta por mais de dois anos, o governo do Estado se mantem em silêncio sobre a provável data de conclusão da obra. 


Comentários