Ruivo entra na disputa pela presidência do Consórcio da Bacia do Itapecuru



O prefeito de Cantanhede colocou seu nome a disposição dos demais colegas prefeitos como opção viável para presidir o Consórcio da Bacia do Itapecuru. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (31). Ruivo enumerou diversos fatos que credenciam Cantanhede a sediar essa importante iniciativa da política de preservação e de obras estruturantes que possibilitem a navegabilidade do Rio Itapecuru. 

O prefeito argumentou que Cantanhede faz parte de uma região estratégica, por ficar entre as BRs 135 e 222, por ser cortado pela estrada de ferro de São Luís-Teresina e por ter um plano de desenvolvimento traçado que vai desde a criação do Parque Nacional dos Barbados, passando pelos investimentos públicos e privados que poderão vir com a criação do CLB (Complexo Logístico dos Barbados) e do CTB (Complexo Turístico dos Barbados), com o uso do potencial náutico e ferroviário do município. 

Ruivo enfatizou que o município de Cantanhede tem importantes afluentes do Rio Itapecuru que estão nos seus limites, como Peritoró, Jundiaí e Cachimbos e que o valor histórico de suas margens, com a chegada dos Barbados por volta de 1535, a paragem de famílias colonizadoras como Cantanhede, Leal, Lamagnère, Souto-Maior e Lopes e por ser berço de vultos literários e revolucionários, representados por figuras como os imortais Antonio Henriques Leal e Arlete Nogueira, e por José Cândido Morais e Silva, líder da Setembrada.

A eleição para presidente do Consórcio da Bacia do Itapecuru acontece nesta segunda (3 de abril), em São Luís, com voto dos prefeitos de Mirador, Caxias, Codó, Cantanhede, Itapecuru-Mirim e Rosário. A iniciativa da criação do consórcio é da FEMACI (Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais).


Comentários