Justiça determina interdição de mais uma carceragem no Maranhão



Governo da propaganda, da mídia, da ilusão: sentado sobre o caos, mas sorrindo para as câmeras; fingindo uma realidade que só existe no imaginário de quem se deixa iludir pelas milionárias propagandas, que só visam promover quem sonha se manter no exercício do poder. SINPOL/MA

Distante 428 quilômetros de São Luís, e com uma população estimada pelo IBGE em cerca de 25 mil habitantes, o município de Governador Nunes Freire que ficou conhecido nos últimos tempos como a cidade da pistolagem por conta dos constantes crimes de execução ocorridos na região, já estava sem delegado de polícia, e na última quarta-feira (24), também ficou sem delegacia. 

O juiz titular da Comarca de Governador Nunes Freire, Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho, determinou a interdição das celas de custodia de presos do prédio da delegacia.



A decisão atende solicitação do Ministério Publico Estadual que durante vistoria constatou a precariedade do prédio onde está instalada a DEPOL. O MPMA Constatou a falta de sanitários, podridão nas celas, ventilação insuficiente, falta de privacidade, falta de espaço para locomoção, devido à superlotação as celas são totalmente Escuras. Hoje 39 detentos estão nas celas da DEPOL segundo o ministério publico. 

A Promotora de Justiça Laura Amelia, ressaltou ainda que a estrutura física da DEPOL está danificada e comprometida; as condições das celas são insalubres; e as condições de trabalho a que estão submetidos os funcionários são péssimas, a Falta de Um Delegado e outro grande problema que a cidade enfrenta.

Na decisão o juiz da determinou a Transferência imediata dos presos custodiados na DEPOL para a Penitenciaria Regional de Pinheiro, ou para outro estabelecimento prisional da região que ofereça condições de higiene e segurança.

O magistrado determinou ainda que o ESTADO DO MARANHÃO, No prazo de 30 dias apresente o projeto e cronograma da reforma da delegacia de Nunes freire. "sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. 

CRONOGRAMA DE CRIMES DE PISTOLAGEM REGISTRADOS EM  GOVERNADOR NUNES FREIRE

Em 2014 o vereador Paulo Lopes Sales (PT), foi morto a socos e pontapés e teve o corpo abandonado às margens da BR-316, entre Nunes Freire e Maracaçumé. Paulo Lopes foi morto dias antes de denunciar um esquema de fraude envolvendo a nomeação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal.

No dia 13 de novembro de 2015, o blogueiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, de 30 anos, foi morto com quatro tiros disparados por dois suspeitos em uma motocicleta, o blogueiro Ítalo Diniz, do Portal de Notícias, foi executado em uma rua da cidade de Governador Nunes Freire., Ítalo estava na companhia de um amigo quando foi morto.

Em 23 de agosto de 2016, o vereador de quatro mandatos e candidato a releição Esmilton Pereira dos Santos, 43 anos retornava de uma reunião política quando ao descer do veiculo na porta de sua casa na localidade CR Almeida zona rural de Governador Nunes Freire.foi emboscado e assassinado a tiros de espingarda calibre 12. http://www.abimaelcosta.com.br/2016/08/terra-sem-lei-vereador-candidato.html

No dia 20 de outubro de 2016, o empresário Valdeci Rodrigues de Melo foi morto a tiros em frente a um dos prédios comerciais de sua propriedade, quando em companhia de familiares e amigos vistoriava obras de reforma no imóvel. http://www.abimaelcosta.com.br/2016/10/terra-sem-lei-empresario-e-morto-tiros.html  

Em 26 de abril de 2017, o empresário Fabio Melo Costa de 35 anos, O Fabinho, foi assassinado por quatro homens usando espingardas calibre 12.http://www.abimaelcosta.com.br/2017/03/maranhao-uma-terra-sem-lei-pistoleiros.html

Em nota o Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão denunciou recentemente o caos vivido pela categoria "Delegacias que mais parecem chiqueiros; custódia ilegal de presos nas unidades policiais do interior; inexistência de programas de educação e treinamento continuados para seus profissionais; administrativos emprestados de prefeituras, trabalhando na clandestinidade da justiça trabalhista e, muitas vezes, em desvios de funções tolerados por todos; inexistência de um plano de remoção, facilitando os abusos de autoridade e assédios morais praticados por “chefes” mediatos e imediatos; escalas de serviços ilegais e desumanas como forma de solucionar um problema gerado pela crítica falta de efetivo; gestão engessada e marcada pela exclusão da maioria em detrimento da manutenção do poder de uns poucos; abominável política salarial que privilegia um único cargo, relegando todos os demais ao limbo do esquecimento… SINPOL LANÇA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO

Comentários