quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Expedição técnica de Cantanhede e Pirapemas faz reconhecimento da Rota Peritoró
















Parte do projeto Barbados, a Rota Peritoró projetada para ter 12 pontos de ancoradouro, com um passeio náutico de 27 km, é um audacioso plano que busca incentivar o turismo ecológico - sustentável - , oferecendo além da beleza natural dos rios Itapecuru e Peritoró,  esportes de aventura; revitalização de áreas e monumentos históricos; destacar o aspecto histórico e literário da região; além de revelar o artesanato e a culinária local.




Nesta terça-feira (17), uma expedição formada por técnicos das prefeituras de Cantanhede e Pirapemas fez um reconhecimento dos pontos da Rota Peritoró, entre o Mirante do Rio, em Cantanhede e a cidade de Pirapemas. 



A próxima etapa do reconhecimento será no Rio Peritoró. A ideia é interligar o projeto Caminho das Águas ao projeto Ônibus-Trem. A Rota Peritoró será projetada para 12 pontos ancoradouros:

Pelo lado de Cantanhede, no Rio Itapecuru (Mirante do Rio, Santa Luzia, Peritoró), n
o Rio Peritoró (ponte férrea do Peritoró, boqueirão e Barranca).

Pelo lado de Pirapemas, no Rio Itapecuru (Porto da Guida, Porto da Inês, Companhia, Marajá e Cemitério dos Barbados) e no Rio Peritoró (ponte de concreto do Peritoró). 

A Rota Peritoró deve agregar ao passeio náutico de 27 km, além das belezas naturais dos dois rios:

O aspecto literário: com a Casa Museu Viriato Correa, as festas religiosas de Santa Luzia, São Sebastião e São Bartolomeu,

Esportes de aventura: como canoagem, tirolesa, rapel, trilhas, subida ao ponto mais alto entre os dois municípios com 106 metros de altitude, caminho de Barra Nova, um alambique.

História da colonização portuguesa: com a Aldeia dos Barbados e fazenda Peritoró do coronel Aires Carneiro Homem de Souto Maior, o trabalho dos jesuítas.

Praias, artesanato e culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa