Parceria entre Cantanhede e Pirapemas busca viabilizar o turismo sustentável na região


 - PROJETO BARBADOS - CAMINHO DAS ÁGUAS -

Com o objetivo de investir no fortalecimento do turismo regional, a prefeitura de Cantanhede avança na implementação do PROJETO BARBADOS - CAMINHO DAS ÁGUAS a ação governamental visa fortalecer a exploração histórica e cultural, passando pela gastronomia, o artesanato e aventura na região. 

Na tarde da última quarta-feira (10), representantes do executivo do município de Pirapemas, foram recebidos na prefeitura de Cantanhede, onde discutiram a ampliação e fortalecimento  de uma parceria turística que visa desenvolver o Projeto Barbados - Caminho das Águas - Rota Peritoró.

A ideia é a criar uma rota que interligará os municípios na exploração turística das águas dos Rios Itapecuru e Peritoró. O roteiro estabelecido inicialmente, terá 27 km de extensão, com 12 pontos que podem ser usados como ancoradouros para embarque e desembarque, e exploração terrestre, sendo 6 em cada município. 

Os pontos de embarque e desembarque serão: pelo lado de Cantanhede, no Rio Itapecuru (Mirante do Rio - Km 173 da estrada de ferro São Luís - Teresina, Santa Luzia e Peritoró), no Rio Peritoró (Ponte férrea do Peritoró, Boqueirão e Barranca), pelo lado de Pirapemas: no Rio Itapecuru (São Bartolomeu - porto da Guida, Inês, Companhia, Marajá e Cemitério dos Barbados) e no Rio Peritoró (ponte rodoviária do Peritoró). 

O secretário de Governo e idealizador do projeto, Carlito Amaral apresentou as ideias e destacou o resultado da reunião como positiva para a consolidação dos primeiros passos. 

A equipe de Cantanhede esteve composta pelo secretário de Meio Ambiente, José Raimundo Oliveira, secretário de Infraestrutura, José João Rebelo, secretário de Esportes, Cézar Cantanhede, chefe de Gabinete, Bruno Bezerra, coordenador de Turismo, Jozimar Bezerra, secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé, coordenador de Ciência e Tecnologia, Carlos Prazeres e o coordenador de Comunicação, Marcos Santana.

Na próxima semana, representantes dos dois municípios farão uma exploração para o reconhecimento da rota e posterior elaboração de uma proposta para o ministério do Turismo. 

Inicialmente, uma parceria entre a CODEVASF, Associação Comunitária de Cantanhede e Secretária Municipal de Meio Ambiente permitirá o início da rota.

A ideia posterior, será abrir uma concessão de exploração náutica editada pelos dois municípios, a criação de guias turísticos e de outros serviços na cadeia do turismo. 


Comentários