Prefeitura de Cantanhede amplia parceria com o Sebrae



A prefeitura de Cantanhede vem intensificando articulações no sentido de ampliar e fortalecer a parceria com o SEBRAE. Os resultados da ação já começam a aparecer.    

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26), na sede do SEBRAE em São Luis, representantes do governo municipal e do SEBRAE destacaram a implementação dos avanços práticos desta parceria, como a inauguração da Sala do Empreendedor em Cantanhede, prevista para março, a participação do SEBRAE na construção do Projeto Barbados e a atração de investimentos e participação do município e do estado do Maranhão na Expofocic em Cantanhede de Portugal.

Participaram do encontro o secretário de Governo, Carlito Amaral, - representando o prefeito Ruivo - e o secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé; representante do SEBRAE na regional de Rosário, Noleto; e o coordenador estadual de Turismo, Luiz Valter.


PROJETO BARBADOS




Inovador, audacioso e interessante, o Projeto Barbados é uma iniciativa inédita e revolucionária que busca integrar os municípios de Cantanhede, Pirapemas, Matões do Norte, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, São Mateus e Coroatá em prol da de criação do Parque Nacional dos Barbados.

EXPOFACIC 2018



A 28ª Feira Agrícola, Industrial e Comercial de Cantanhede de Portugal, a Expofacic 2018 será realizada no período de 26 de julho a 5 de agosto. 



SALA DO EMPREENDEDOR 





A implantação da Sala do Empreendedor em Cantanhede é resultado de uma parceria firmada entre o Sebrae Maranhão, município de Cantanhede, Governo do Estado e demais parceiros, e cumpre requisito previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tanto nos âmbitos federal, estadual e municipal. 

A Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

É um serviço gratuito e proativo, que vai ao encontro da população empreendedora do município e integra em seu contexto, todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos com as atividades empreendedoras. O espaço é implementado com estrutura de informática e funcionários capacitados para prestarem serviço de legalização e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), das Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

A Sala do Empreendedor é um instrumento importante na implementação da Lei Geral, ou seja, em tornar realidade os benefícios que a legislação prediz para instituir um ambiente legal de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios municipais. Para realizar o trabalho no espaço, as prefeituras devem firmar parcerias com diversas instituições e outros órgãos da esfera estadual e federal.

Comentários