quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Afinal como foi o Carnaval em Miranda do Norte?


Nas redes sociais é a pergunta que mais os leitores tem feito a este escriba, são mirandenses que estão fora de sua cidade, moradores de municípios da região ou até mesmo curiosos que por conta da tradição que o município tem de nas ultimas décadas realizar um dos melhores carnavais do Maranhão, todos querem saber como foi o CARNAVAL 2018 na terra de Raimundo Abraão Bezerra. Pois bem vamos matar a curiosidade da galera.



Para começo de conversa, Miranda do Norte ofereceu aos foliões CINCO dias de folia, basta ver a programação para perceber que as atrações foram escolhidas a dedo, com o objetivo de atender aos gostos de um público mais exigente e refinado.


A estrutura de palco luz e som não deixa nada a desejar as estruturas dos grandes shows. A segurança reforçada com a presença ostensiva de Forças Policiais e segurança privada que contribuíram para o nível ZERO de ocorrências no circuito da folia e arredores.  


Este ano a Secretaria de Saúde de Miranda do Norte inovou. As atividades realizadas no período de carnaval dentro do circuito da folia que até ano passado eram feitas em um ponto fixo - BARRACA DA SAÚDE - , em 2018 foi feita de forma volante, ou seja, equipes da saúde fizeram a distribuição dos panfletos e preservativos (kits carnaval) aos foliões dentro do corredor da folia durante todas as festividades. A BARRACA DA SAÚDE foi instalada no circuito da folia e funcionou com ponto de apoio as equipes que se revezaram n durante os CINCO duas de folia.  



A presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros foi outro ponto que destaca a preocupação dos organizadores com a segurança dos foliões. 


A rede hoteleira, restaurantes, bares, vendedores ambulantes ,barraqueiros e o comércio em geral a cada ano investe mais em estrutura para atender melhor o turista que vem prestigiar o nosso carnaval. 





Os blocos de rua que todos os anos proporcionam um espetáculo a parte, em 2018 não fizeram diferente. CHAMA GADO, NÃ MERMÂ, LANDUÁ e GERA mostraram que os blocos tradicionais, charangas e outras manifestações de rua são a força do carnaval e merecem ser revitalizados, incentivados e prestigiados. Um filão que espera para ser explorado pela iniciativa privada.



O tradicional Baile da Melhor Idade, realizado na sexta-feira (9), repetiu o sucesso dos anos anteriores. Vale destacar o empenho de Dona Angélica, mãe do ex-prefeito Junior Lourenço para que o evento sempre supere as expectativas. Uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento merece aplausos pelo importante trabalho de inclusão social.   

Diante de tudo que foi exposto, o leitor pode perguntar: O Carnaval de Miranda foi perfeito?  Não. Existiram altos e baixos, erros e acertos, pontos positivos e negativos, mas com certeza, os acertos foram maiores que os erros, e os altos se sobressaíram diante dos baixos e os pontos positivos suplantaram os negativos.


Prova disso, foi o estrondoso sucesso do evento, demonstrado pelo grande público que mesmo com as intensas chuvas que caíram durante o período compareceram ao circuito da folia. 

Miranda do Norte vai mantendo a tradição, e se reafirmando como detentor de um dos melhores carnavais do Maranhão. 


O líder político Junior Lourenço, prefeito do município durante oito anos, é um dos responsáveis, senão o principal responsável pela valorização da cultura do município e o destaque regional e estadual de nossas festividades. Grande incentivador dos movimentos culturais, Junior apostou no crescimento do segmento.



O empenho e a determinação do atual prefeito Eduardo Belfort, da primeira-dama Alana Abreu e do competente secretário de cultura do município, Marcos Ronilson no elaboração e planejamento do Carnaval 2018 foi decisivo para o sucesso e aprovação do evento.    

Esperamos que em 2019 a festa momesca em Miranda do Norte supere as expectativas até do mais exigente folião, que a economia do município se fortaleça e se prepare para os novos eventos que estão vindo por aí, e que o município continue sendo destaque regional e estadual não apenas no segmento do entretenimento.      

A inauguração do Centro de Eventos que deve acontecer em breve, certamente será um marco deste novos momentos que estão por vir.   

Abimael Costa
14/02/2018 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa