terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Secretário de governo Carlito Amaral fala sobre geminação de cidades brasileiras durante evento internacional



Atendendo a convite da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais FEMACI, o secretário de governo de Cantanhede, Luiz Carlos Rego Amaral participou como palestrante de missão técnica de cooperação internacional realizada no município maranhense de Nova Iorque.

O tema abordado pelo secretário foi a geminação das cidades de Cantanhede do Brasil e Cantanhede de Portugal, uma vez que Nova Iorque pretende geminar com a Nova Iorque dos Estados Unidos.


Carlito Amaral enfatizou que o protocolo entre as duas cidades já existe deste 1995. Destacou a colonização de Cantanhede, passando pelos cinco grandes colonizadores: Faustino Mendes Cantanhede (português/1720), Pierre Lamagnère (francês/1735), Aires Carneiro Homem de Souto Maior (português/1772), Antonio Henriques Leal (1782/português) e Antonio Lopes da Cunha (português/1791).

Ressaltou ainda os avanços e perspectivas para o futuro da relação entre as duas cidades irmãs, e esclareceu que no Brasil 75 municípios já estão geminados ou em processo de geminação com municípios de Portugal. No Maranhão, são somente três, Cantanhede já consolidada, Viana em andamento e Caxias iniciando.

                                   SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO


A missão técnica de cooperação internacional realizada no período de 4 a 8 de fevereiro, na região maranhense do Médio Mearim, é uma iniciativa da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) em parceria com Funasa, por intermédio do Departamento de Cooperação Técnica Internacional. 

O objetivo é realizar estudos in loco de viabilidade técnica e elaboração de um protocolo internacional de geminação entre a cidade de Nova Iorque do Maranhão e Nova York (EUA), com previsão de impacto de investimentos em todo o território do Médio Sertão. A proposta é desenvolver um projeto de revitalização socioeconômico ambiental sustentável do Lago de Boa Esperança e o Baixão dos Pastos Bons, com mais de 300 olhos d’água, entre as bacias do Rio Parnaíba e Itapecuru.

Uma comitiva formada por representantes de órgãos nacionais como Funasa, Ministério das Relações Internacionais e da Saúde  participam do encontro.

 “Sabemos do potencial natural da região e da possibilidade de expansão dele, com a possibilidade de preservação e de geração de emprego e renda. Por isso, a Femaci, por meio de um de seus associados e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do Sertão Maranhense, desenvolveu esta estratégia, que chega a municípios como Pastos Bons e Nova Iorque, mas tem impacto positivo em toda a região”, destacou Ronald Damasceno, secretário-geral da Femaci e coordenador da missão técnica. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André