Secretário de governo Carlito Amaral fala sobre geminação de cidades brasileiras durante evento internacional


Atendendo a convite da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais FEMACI, o secretário de governo de Cantanhede, Luiz Carlos Rego Amaral participou como palestrante de missão técnica de cooperação internacional realizada no município maranhense de Nova Iorque.

O tema abordado pelo secretário foi a geminação das cidades de Cantanhede do Brasil e Cantanhede de Portugal, uma vez que Nova Iorque pretende geminar com a Nova Iorque dos Estados Unidos.


Carlito Amaral enfatizou que o protocolo entre as duas cidades já existe deste 1995. Destacou a colonização de Cantanhede, passando pelos cinco grandes colonizadores: Faustino Mendes Cantanhede (português/1720), Pierre Lamagnère (francês/1735), Aires Carneiro Homem de Souto Maior (português/1772), Antonio Henriques Leal (1782/português) e Antonio Lopes da Cunha (português/1791).

Ressaltou ainda os avanços e perspectivas para o futuro da relação entre as duas cidades irmãs, e esclareceu que no Brasil 75 municípios já estão geminados ou em processo de geminação com municípios de Portugal. No Maranhão, são somente três, Cantanhede já consolidada, Viana em andamento e Caxias iniciando.

                                   SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO


A missão técnica de cooperação internacional realizada no período de 4 a 8 de fevereiro, na região maranhense do Médio Mearim, é uma iniciativa da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) em parceria com Funasa, por intermédio do Departamento de Cooperação Técnica Internacional. 

O objetivo é realizar estudos in loco de viabilidade técnica e elaboração de um protocolo internacional de geminação entre a cidade de Nova Iorque do Maranhão e Nova York (EUA), com previsão de impacto de investimentos em todo o território do Médio Sertão. A proposta é desenvolver um projeto de revitalização socioeconômico ambiental sustentável do Lago de Boa Esperança e o Baixão dos Pastos Bons, com mais de 300 olhos d’água, entre as bacias do Rio Parnaíba e Itapecuru.

Uma comitiva formada por representantes de órgãos nacionais como Funasa, Ministério das Relações Internacionais e da Saúde  participam do encontro.

 “Sabemos do potencial natural da região e da possibilidade de expansão dele, com a possibilidade de preservação e de geração de emprego e renda. Por isso, a Femaci, por meio de um de seus associados e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região do Sertão Maranhense, desenvolveu esta estratégia, que chega a municípios como Pastos Bons e Nova Iorque, mas tem impacto positivo em toda a região”, destacou Ronald Damasceno, secretário-geral da Femaci e coordenador da missão técnica. 


Comentários