quarta-feira, 7 de março de 2018

Cantanhede: município apresenta Projeto Barbados em Fortaleza na próxima terça (13)


   


O município de Cantanhede apresentará ao Grupo CTL Companhia Transnordestina Logística (FTL) (antiga CFN - Companhia Ferroviária do Nordeste), na terça-feira (13), às 10h, na sede da empresa, em Fortaleza/CE, o Projeto Barbado.

Apresentado em São Luís, no início do mês, durante reunião com a arquiteta Verônica Pires, autora do projeto de revitalização da antiga estação de trem de São Luís, uma das mais renomadas profissionais da área e neta de um maquinista da extinta REFESA, o PROJETO BARBADOS recebeu elogios da arquiteta, que encantada e maravilhada com o que viu e ouviu, prontificou-se a contribuir nos detalhes arquitetônicos e na venda da interessante ideia. "O Projeto Barbados é sem dúvida um grande sonho e uma das mais brilhantes oportunidades para investimentos que eu já vi" ressaltou a arquiteta.

Iniciativa de parceria pública-privada, o PROJETO BARBADOS encravado ao longo de 23 km da estrada de ferro São Luís - Teresina, entre as cidades de Cantanhede e Pirapemas, é um audacioso sonho idealizado e coordenado pelo secretário de Governo de Cantanhede, Carlito Amaral. 

O PROJETO que será gerido por uma entidade sem fins lucrativos (OSCIP) e pretende atrair investimentos do setor público, do setor privado e do próprio terceiro setor, será apresentado por seu coordenador, Carlito Amaral.

Com três vias, a ecológica com a criação do PAB (Parque Ambiental dos Barbados), a construção do CLB (Complexo Logístico dos Barbados), com a possibilidade de ligação da BR 222 com a BR 135, por meio da MA 332 e uma ponte sobre o Rio Itapecuru o CTB (Complexo Turístico dos Barbados) que é a concretização do mais audacioso projeto de turismo do Maranhão, oferece oportunidades para investimentos nacional e internacional, com vistas a promover transporte, hospedagem, alimentação, lazer, aventura, práticas esportivas e conhecimentos científicos, como o uso da estrada de ferro, do Rio Itapecuru e do Rio Peritoró. 

Ao longo do percurso, que será feito por um sistema híbrido (ônibus-trem), vários espaços estão sendo projetados para lembrar os índios Barbados, a saga de Sebastião Barra Nova, o trabalho dos Jesuítas, a presença de colonizadores portugueses, a setembrada, arqueologia, paleontologia, parque aquático, parque de diversões, hotel fazenda, capelas, complexo esportivo, trilhas, rapel, tirolesa, canoagem, passeio náutico, museus, centro de convenções, teleférico, passarelas, estações, universidade, viveiro, lagos, condomínio residencial, estacionamento, parque de eventos e uma vila turística, com espaço para lojas, hotéis, restaurantes, passeio de bonde e um canal aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa