Miranda do Norte: palestras educativas marcam encerramento de campanha de combate à tuberculose



Miranda do Norte é referência positiva também na area de SAÚDE, as campanhas educativas, de sensibilização, orientação e prevenção desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS, através do Núcleo Municipal de Educação em SAÚDE - NMES tem alcançado destaque regional estadual, sendo constantemente citadas como exemplo para outros municípios.

Todo esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo, intensivo e constante desenvolvido por equipes de profissionais competentes e motivados, sob a coordenação da eficiente secretária de saúde, Alexandra Reis e da Coordenadora do NMES (Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Nilde Mendes, da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose e das Equipes de Saúde da Família - ESF'S.

Palestras educativas realizadas nesta quarta-feira (28), nas Unidades Básicas de Saúde Bairro Novo I, Campestre e Pindoval, marcaram o encerramento da Campanha Municipal  de  Sensibilização e Combate à TUBERCULOSE.

No período de 19 a 28 de março comunidades atendidas pelas UBS - Unidades Básicas de Saúde Santa Cruz I e II, Santa Bárbara, Bairro Novo I e II,  Campestre, Triângulo e  Pindoval participaram de palestras com o tema "TUBERCULOSE: TESTAR, TRATAR, VENCER", receberam orientações sobre os cuidados com a doença e foram orientados que aos primeiros sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Além das palestras educativas e rodas de conversa, também foram realizados  Teste rápido de HIV e hepatites virais "B" e "C" e colagem de cartazes.

Com estas ações a SEMUS busca sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, e da adesão ao tratamento integral da doença, que tem duração de, pelo menos, seis meses.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA

19/03 - Segunda-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Cruz I -  


20/03 - Terça-feira      - UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Bárbara

21/03 - Quarta-feira    - UBS - Unidade Básica de Saúde  Bairro Novo II

22/03 -Quinta-feira  - UBS - Unidades Básica de Saúde - Campestre, Triângulo e Bairro Novo I

27/03 - Terça-feira   -   UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Cruz II

28/03 - Quarta-feira -   UBS - Unidade Básica de Saúde UBS de Pindoval



Comentários