Miranda do Norte participa de Workshop de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura
Quem esteve em São Luís nesta terça-feira (27), foi o Secretário de Pesca e Aquicultura de miranda do Norte, Dimas Campelo representou o município no I Workshop de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura.
O evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), reuniu produtores, pescadores, redes de comercialização, estudantes, instituições de governo, financeiras, de ensino e pesquisa, representantes de instituições de ensino superior, entre as quais a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Durante o Workshop foram apresentadas as ações exitosas já realizadas no setor e o primeiro Plano Pesqueiro e Aquícola da história do Maranhão, que é fruto de um ano de discussões com produtores, pescadores, redes de comercialização, instituições de governo, financeiras, de ensino e pesquisa.
Dimas Campelo destacou o exitoso projeto Comida na Mesa, implantado em 2015 no município, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da região através da geração de emprego e renda.
O plano apresentado pelo secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, com ações em andamento e as previstas para os próximos anos tem o objetivo de promover a cadeia produtiva da aquicultura em pequena, média e grande escala, aproveitando os recursos hídricos e o apoio à pesca extrativa, elevando assim a oferta de alimentos e oportunidades de negócios, gerando emprego, renda e desenvolvimento.
Além do lançamento do Plano Pesqueiro e Aquícola do Estado foram anunciadas medidas como, a implantação de polos regionais de desenvolvimento do setor e a institucionalização da Câmara Setorial de Pesca e Aquicultura, além de revisão tributária, discutida com a Secretaria de Fazenda.
Em audiência com o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Dimas Campelo solicitou a ampliação da parceria entre as pastas no sentido de viabilizar importantes projetos para a região, como por exemplo, a implantação de uma fábrica de gelo e a construção de tanques para a criação de peixes na comunidade Santa Bárbara.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa