Miranda do Norte: SEMUS deflagra Campanha de Sensibilização e Combate à TUBERCULOSE
Em 2016 foram diagnosticados 2.531 novos casos de tuberculose no Maranhão, o estado ocupa a 15º posição no país em número de pacientes notificados. Os municipios com maior registro de tuberculose são, São Luís, São José de Ribamar, Caxias, Imperatriz, Paço do Lumiar, Timon, Codó, Santa Inês, Açailândia e Pinheiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares lançaram, no dia 24 de março de 1982, o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch.
Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde de Miranda do Norte realiza no período de 20 a 28 de março Campanha de Sensibilização e Combate à TUBERCULOSE.
A II Etapa da campanha que acontece nas Unidades Básicas de Saúde - UBS com a realização de palestras educativas, rodas de conversa, realização de Teste rápido de HIV e hepatites virais "B" e "C" e colagem de cartazes visa sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, e da adesão ao tratamento integral da doença, que tem duração de, pelo menos, seis meses.
PROGRAMAÇÃO
19/03 - Segunda-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Cruz I -
20/03 - Terça-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Bárbara
21/03 - Quarta-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde Bairro Novo II
22/03 -Quinta-feira - UBS - Unidades Básica de Saúde - Campestre, Triângulo e Bairro Novo I
27/03 - Terça-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Cruz II
28/03 - Quarta-feira - UBS - Unidade Básica de Saúde UBS de Pindoval
O QUE: Campanha de Sensibilização e Combate à TUBERCULOSE
QUANDO: 20 a 28 de março 2018
ONDE: Unidades Básica de Saúde de Miranda do Norte
SAIBA MAIS
Segundo a OMS, 10,4 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em 2015. Antes disso, em 2014, 1,5 milhão morreram em decorrência da doença.
A tuberculose é uma doença grave que causa a morte, principalmente de casos não detectados no início. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram diagnosticados 63 mil casos novos de tuberculose no Brasil, dos quais 4,5 mil resultaram em óbitos.
A doença pode ser transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro. Os principais sintomas da tuberculose são a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, além de suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.
Os estados com as maiores taxas de incidência de casos são Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Acre, Ceará, Mato Grosso, Pará e Roraima.
O Brasil conseguiu atingir as Metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à tuberculose com três anos de antecedência e, em 2015, aderiu ao compromisso global de redução de 95% dos óbitos e 90% do coeficiente de incidência da doença até 2035.
Em 2016, foram registrados 66,7 mil casos novos e 12,8 mil casos de retratamento (abandono ao tratamento) de tuberculose no Brasil. No período de 2007 a 2016, o coeficiente de incidência da doença apresentou uma variação média anual de -1,7%, passando de 37,90/100 mil habitantes em 2007 para 32,4/100 mil habitantes em 2016. A redução da incidência nos 10 anos foi de 14,1% e a meta até 2035 é ter a incidência menor que 10/100 mil habitantes.
O QUE: Campanha de Sensibilização e Combate à TUBERCULOSE
QUANDO: 20 a 28 de março 2018
ONDE: Unidades Básica de Saúde de Miranda do Norte
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa