CANTANHEDE: Gestão Ruivo discute políticas de apoio e incentivo as pequenas e micro empresas




Cantanhede participa do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão

A valorização do micro e pequeno empreendedor e o incentivo ao crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas além de contribuir para a geração de emprego e renda aquece a economia local e aumenta a confiança do pequeno empresário no mercado local, resultando na abertura de novos negócios e ampliação do empreendedorismo local.

Para que o elo empreendedor funcione de forma plena e alcance seu objetivo é preciso que o gestor municipal estabeleça uma firme parceria com as micro e pequenas empresas, fornecendo apoio logístico e as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento.

Com base nessas assertivas, o prefeito do município de Cantanhede, Marco Antonio Ruivo vem desenvolvendo uma forte e intensa política de apoio e incentivo ao empreendedorismo. Após firmar parceria com o SEBRAE, o gestor conseguiu que fosse instalado nu município Sala do Empreendedor, que deve ser inaugurada nos próximos dias.


Nesta quinta-feira (26), uma equipe de auxiliares do primeiro escalão da prefeitura de Cantanhede, comandada pelo secretário de Governo Carlito Amaral esteve em São Luís, onde durante todo o dia, participou do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, promovido pelo Sebrae.

O evento que aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma reuniu prefeitos, secretários municipais, responsáveis pelo estabelecimento da lei geral de apoio a pequena e micro empresa no Maranhão.

Além do secretário de Governo Carlito Amaral, que na ocasião representava o prefeito Marco Antonio Ruivo, também participaram do encontro, a secretária de Agricultura, Maria José Baima; secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé; coordenador de Juventude, Sandro Santos; coordenador de Ciência e Tecnologia, Carlos Prazeres; e os servidores, José Limeira Filho (secretaria de Fazenda), Lucilene Paiva (compra local) e a nutricionista do munícipio, Wilka Fernanda Frazão. 

Além de discutir os eixos estratégicos voltados para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, o encontro discutiu a opção das MPEs venderem direto para a administração municipal, o papel Desenvolvimentista das micro empresas, a sua real importância como geradora de empregos e aquecedora da economia local, a importância da Sala do Empreendedor no município e o papel da gestão municipal como parceira dos empreendedores.

A equipe participou de oficinas sobre políticas de compra para merenda escolar (PAA e PNAE), programa empresa fácil, compras públicas, agente de desenvolvimento econômico e exemplos exitosos. 

O secretário de Governo Carlito Amaral representou o prefeito Ruivo na oficina de soluções e empreendedorismos municipais, proferida pelo prefeito de Paragominas/PA, Paulo Pombo Tocantins. 

Paragominas é hoje, um dos municípios mais promissores do estado do Pará e de toda região Norte do país. 

O município é destaque como polo moveleiro, criação de gado e suínos, plantação de grãos, referência na educação e na saúde e foi por vários anos, premiado com a melhor merenda escolar do Brasil.

O prefeito paraense destacou que a rede atende 25 mil alunos e até o final deste ano, pretende atingir 60 % dos íntens da merenda escolar pelo programa de compra local. O prefeito também já recebeu prêmios do Sebrae e do Unicef.

A oficina também contou com a participação do superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins que destacou como um grande exemplo de parceria bem satisfatória, o trabalho feito em Paragominas. 

Na oportunidade, o secretário de Governo, Carlito Amaral, em nome do prefeito Ruivo convidou o superintendente do Sebrae para a inauguração da sala do empreendedor de Cantanhede, que deve acontecer até o final do mês de maio.

Carlito Amaral também acertou a ida de uma comitiva cantanhedense ao município de Paragominas/PA para conhecer de perto a realidade dos avanços e outra visita aos municípios de Governador Edison Lobão e Porto Franco no Maranhão. 

O primeiro, trata-se de uma visita a uma indústria de processamento do couro e a segunda, trata-se de uma vista a uma indústria de produção de óleo de soja e ração animal.

"Por determinação do prefeito Ruivo estamos o tempo todo, procurando soluções para investimentos em Cantanhede e no momento, destacamos três ideias, que podem resultar em frutos futuros: a questão da soja, pela proximidade da região de Chapadinha, por meio da BR 222, que está 8 km do povoado Cajueiro, a questão do couro, com a possibilidade do funcionamento do matadouro regional e a indústria têxtil.

Na próxima semana, por exemplo, aproveitando uma viagem à Fortaleza/CE, para participar ao lado do chefe de Gabinete, Bruno Bezerra e do secretário de infraestrutura, José João Santos de uma reunião com a CFL, pela manhã, sobre o consórcio REFEST e pela tarde, sobre o Projeto Barbados, estaremos também visitando o município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, para conhecer a realidade sobre a indústria têxtil cearense, que hoje, impulsiona o estado. 

Fiquei muito contente em saber sobre os avanços de Paragominas, que no passado era conhecida somente como uma região de desmatamento e conflitos agrários, hoje, se destaca como uma nova fronteira econômica, mas isso não se faz da noite para o dia. 

Para consolidar todos os avanços apresentados na oficina proferida pelo gestor, Paulo Tocantins é necessário planejamento, audácia, eficiência administrativa e um olhar para o futuro, sem falar na continuidade das ações estratégicas e estruturantes iniciadas em 1997, e continuadas até agora, ou seja, o grupo político do atual prefeito está no poder pelo sexto mandato consecutivo, o que possibilita, com o aval popular fazer um grande trabalho" (disse o secretário).

Comentários