sexta-feira, 27 de abril de 2018

CANTANHEDE: Gestão Ruivo discute políticas de apoio e incentivo as pequenas e micro empresas





Cantanhede participa do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão

A valorização do micro e pequeno empreendedor e o incentivo ao crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas além de contribuir para a geração de emprego e renda aquece a economia local e aumenta a confiança do pequeno empresário no mercado local, resultando na abertura de novos negócios e ampliação do empreendedorismo local.

Para que o elo empreendedor funcione de forma plena e alcance seu objetivo é preciso que o gestor municipal estabeleça uma firme parceria com as micro e pequenas empresas, fornecendo apoio logístico e as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento.

Com base nessas assertivas, o prefeito do município de Cantanhede, Marco Antonio Ruivo vem desenvolvendo uma forte e intensa política de apoio e incentivo ao empreendedorismo. Após firmar parceria com o SEBRAE, o gestor conseguiu que fosse instalado nu município Sala do Empreendedor, que deve ser inaugurada nos próximos dias.


Nesta quinta-feira (26), uma equipe de auxiliares do primeiro escalão da prefeitura de Cantanhede, comandada pelo secretário de Governo Carlito Amaral esteve em São Luís, onde durante todo o dia, participou do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, promovido pelo Sebrae.

O evento que aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma reuniu prefeitos, secretários municipais, responsáveis pelo estabelecimento da lei geral de apoio a pequena e micro empresa no Maranhão.

Além do secretário de Governo Carlito Amaral, que na ocasião representava o prefeito Marco Antonio Ruivo, também participaram do encontro, a secretária de Agricultura, Maria José Baima; secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé; coordenador de Juventude, Sandro Santos; coordenador de Ciência e Tecnologia, Carlos Prazeres; e os servidores, José Limeira Filho (secretaria de Fazenda), Lucilene Paiva (compra local) e a nutricionista do munícipio, Wilka Fernanda Frazão. 

Além de discutir os eixos estratégicos voltados para o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, o encontro discutiu a opção das MPEs venderem direto para a administração municipal, o papel Desenvolvimentista das micro empresas, a sua real importância como geradora de empregos e aquecedora da economia local, a importância da Sala do Empreendedor no município e o papel da gestão municipal como parceira dos empreendedores.

A equipe participou de oficinas sobre políticas de compra para merenda escolar (PAA e PNAE), programa empresa fácil, compras públicas, agente de desenvolvimento econômico e exemplos exitosos. 

O secretário de Governo Carlito Amaral representou o prefeito Ruivo na oficina de soluções e empreendedorismos municipais, proferida pelo prefeito de Paragominas/PA, Paulo Pombo Tocantins. 

Paragominas é hoje, um dos municípios mais promissores do estado do Pará e de toda região Norte do país. 

O município é destaque como polo moveleiro, criação de gado e suínos, plantação de grãos, referência na educação e na saúde e foi por vários anos, premiado com a melhor merenda escolar do Brasil.

O prefeito paraense destacou que a rede atende 25 mil alunos e até o final deste ano, pretende atingir 60 % dos íntens da merenda escolar pelo programa de compra local. O prefeito também já recebeu prêmios do Sebrae e do Unicef.

A oficina também contou com a participação do superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins que destacou como um grande exemplo de parceria bem satisfatória, o trabalho feito em Paragominas. 

Na oportunidade, o secretário de Governo, Carlito Amaral, em nome do prefeito Ruivo convidou o superintendente do Sebrae para a inauguração da sala do empreendedor de Cantanhede, que deve acontecer até o final do mês de maio.

Carlito Amaral também acertou a ida de uma comitiva cantanhedense ao município de Paragominas/PA para conhecer de perto a realidade dos avanços e outra visita aos municípios de Governador Edison Lobão e Porto Franco no Maranhão. 

O primeiro, trata-se de uma visita a uma indústria de processamento do couro e a segunda, trata-se de uma vista a uma indústria de produção de óleo de soja e ração animal.

"Por determinação do prefeito Ruivo estamos o tempo todo, procurando soluções para investimentos em Cantanhede e no momento, destacamos três ideias, que podem resultar em frutos futuros: a questão da soja, pela proximidade da região de Chapadinha, por meio da BR 222, que está 8 km do povoado Cajueiro, a questão do couro, com a possibilidade do funcionamento do matadouro regional e a indústria têxtil.

Na próxima semana, por exemplo, aproveitando uma viagem à Fortaleza/CE, para participar ao lado do chefe de Gabinete, Bruno Bezerra e do secretário de infraestrutura, José João Santos de uma reunião com a CFL, pela manhã, sobre o consórcio REFEST e pela tarde, sobre o Projeto Barbados, estaremos também visitando o município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, para conhecer a realidade sobre a indústria têxtil cearense, que hoje, impulsiona o estado. 

Fiquei muito contente em saber sobre os avanços de Paragominas, que no passado era conhecida somente como uma região de desmatamento e conflitos agrários, hoje, se destaca como uma nova fronteira econômica, mas isso não se faz da noite para o dia. 

Para consolidar todos os avanços apresentados na oficina proferida pelo gestor, Paulo Tocantins é necessário planejamento, audácia, eficiência administrativa e um olhar para o futuro, sem falar na continuidade das ações estratégicas e estruturantes iniciadas em 1997, e continuadas até agora, ou seja, o grupo político do atual prefeito está no poder pelo sexto mandato consecutivo, o que possibilita, com o aval popular fazer um grande trabalho" (disse o secretário).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André