Cantanhede: Ruivo participa de reunião de emergência com Defesa Civil e Governo Estadual


Buscando alinhar diretrizes que resultem em ações imediatas e eficazes no socorro ao município de Cantanhede atingido pela subida dos níveis das águas do rio Itapecuru, o prefeito Marco Antonio Ruivo participou em São  Luís, nesta quinta-feira (12), de reunião de emergência na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

O coordenador do evento, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema sugeriu aos colegas prefeitos que adotem as medidas necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando o número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.

Também participaram da reunião o secretário de Articulação Política e Comunicação do Estado, Ednaldo Neves, o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, major Jairon Moura; e diversos prefeitos de municípios atingidos pelas águas.

Logo na abertura da reunião, Cleomar Tema deu como exemplo da calamidade a própria cidade que administra, Tuntum. “Nosso município passa por uma situação delicada. Num período de 10 horas, choveu o equivalente a um mês, provocando o transbordamento do riacho que dá nome à cidade e deixando um rastro de problemas, com algo em torno de 400 famílias desabrigadas afirmou.
  
O Secretário adjunto de Articulação Civil e diretor-executivo da FAMEM, Geraldo Nascimento, ressaltou a necessidade de que os prefeitos sejam rápidos em suas ações, para que o socorro por parte do governo estadual seja o mais rápido possível.

O diretor-geral da FAMEM, Gildásio Ângelo ressaltou que parte da bancada federal em Brasília está mobilizada junto ao governo federal, na busca de ajuda aos municípios maranhenses.

O secretário Ednaldo Neves destacou que o governo Flávio Dino está sensível ao drama das populações que estão sofrendo com as cheias, mas ponderou ser necessário que os prefeitos ajam com a máxima urgência no encaminhamento dos documentos adequados para a decretação do estado de emergência.

Por sua vez, o coordenador adjunto da Defesa Civil, Major Jairon, fez uma explanação técnica a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, agora os municípios é que dão os passos iniciais quando de qualquer ocorrência desastrosa.



Comentários