terça-feira, 24 de abril de 2018

Em Sessão Solene presidida por Hildo Rocha Câmara dos Deputados presta homenagem à UemaNet



O pioneirismo do núcleo de Ensino a Distância da Universidade Estadual do Maranhão recebeu, nesta segunda-feira, o reconhecimento da Câmara dos Deputados, em Sessão Solene solicitada pelo deputado Hildo Rocha. Participaram da homenagem o vice-reitor, Walter Canales; o deputado estadual e ex-reitor da instituição, César Pires; a coordenadora geral da UemaNet, professora Ilka Serra; o diretor do Capes, Carlos Lenuza; o Secretário Nacional de Educação Paulo Baroni (representante do Ministro Rossieli Soares); a presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Dr. Litho Fonseca; a Diretora de ensino a distância do MEC, Graças Neri e a representante da Uema em Brasília, Lúcia Brandão.


Hildo Rocha, que é ex-aluno da instituição, graduado em Administração, na década de 1980, exaltou o orgulho de ver a Uma se consolidar como vanguarda no uso da tecnologia para fins educacionais. “Louvo entidades e iniciativas que visem ao desenvolvimento e execução de soluções novas para o ensino no Brasil afinal, todos reconhecem o papel fundamental da educação para a prosperidade de uma nação e para a formação de verdadeiros cidadãos”, declarou o deputado.


Origem da UemaNet

Hildo Rocha lembrou que o embrião do Ensino a Distância da UEMA surgiu em 1998, quando a estendeu para a modalidade a distância o Programa de Capacitação de Docentes (Procad). No ano seguinte, foi criado, também na modalidade a distância, o Curso de Formação de professores que lecionavam na rede pública de ensino no estado.

“Este foi o embrião do ensino a distância na UEMA, durante o governo Roseana Sarney, em que o reitor da Uema era o atual deputado César Pires. Em 2000, com base na bem-sucedida experiência, foi criado o Núcleo de Educação a Distância, e no ano seguinte, a Universidade tornou-se a oitava instituição de ensino superior pública do Brasil e a primeira do Nordeste a obter o credenciamento do Ministério da Educação para o ensino a distância”, destacou.

Orgulho do Maranhão 

O deputado Hildo Rocha finalizou o pronunciamento com uma saudação especial ao corpo docente e discente da Uema. “Nestas duas décadas, a Universidade propiciou a formação de milhares de profissionais nos mais de 30 cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação oferecidos, contribuindo vastamente para o desenvolvimento do estado. Deixo, então, nosso agradecimento e nosso aplauso à família Uema: ao reitor, professores, servidores e alunos deste grande patrimônio e orgulho do Maranhão”, enfatizou Hildo Rocha.

O vice-reitor da Uema, Walter Canales, destacou os números que confirmam o êxito e a importância que a instituição adquiriu ao longo da sua história. “Estamos hoje com 900 professores, 400 técnicos administrativos e aproximadamente 20 mil alunos matriculados. Graças à UemaNet, a Uema é considerada hoje a maior Universidade pública do Estado do Maranhão, presente em praticamente todo o território maranhense”, disse Canales.

A coordenadora da UemaNet, Ilka Serra, ressaltou ousadia daqueles que tornaram possível a implantação de uma modalidade de ensino tão revolucionária. “Por meio da educação a distância, implantada pela Uema, foi possível a democratização do ensino no Estado do Maranhão.”, destacou.

Ainda de acordo com Ilka Serra, a magnitude da iniciativa permitiu que a Uema se tornasse referência estadual, nacional e internacional. “Hoje, temos uma plataforma aberta com quase 190 mil inscritos de 49 países.”, disse a coordenadora.

Descrédito superado

O deputado estadual César Pires, que representou a Assembleia Legislativa, lembrou que quando a Uema criou o Procad, apenas 19% de professores da rede pública estadual tinham o terceiro grau. De acordo com o parlamentar, o Procad cumpriu o importante papel de alavancar o processo de qualificação dos professores e, por conta da demanda exagerada criou-se o Núcleo de Ensino a Distância (Nead)

Pires destacou que a iniciativa era vista com descrença e os seus idealizadores e executores tiveram que romper críticas históricas. “Sou extremamente feliz porque hoje, depois de tantos anos, tantas críticas a Câmara Federal rende-se ao trabalho digno que a Universidade Estadual do Maranhão faz em benefício da sociedade maranhense”, declarou. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André