segunda-feira, 30 de abril de 2018

Instalação de polo do IFMA em Matões do Norte é resultado de um novo modelo de gestão implantada no município



Um dos objetivos da gestão popular e participativa do prefeito padre Domingos Costa é buscar formas de assegurar a plena cidadania dos norte-matoenses, garantindo a inclusão social e o empoderamento popular através de ações assertivas, desenvolvidas e aplicadas de forma conjunta nas mais diversas áreas.

O resultado deste modelo revolucionário de governar vem sendo apresentado a população em forma de conquistas, avanços e inovações que chegam a Matões do Norte quase que diariamente.

Em mais uma ação exitosa, a gestão popular do prefeito padre Domingos assegurou a instalação de um Pólo do IFMA - Instituto Federal do Maranhão em Matões do Norte. 

Com matriculas previstas já para junho/2018 e inscrições gratuitas entre os dias 11 e 21 de maio, o polo da Educação a Distância do IFMA em Matões do Norte é uma realidade que visa garantir a formação profissional de jovens e adultos do município, assegurando principalmente aos agricultores, que seus filhos recebam qualificação gratuita e especializada, sem que para isso tenham que se ausentar de seu município e se separarem de seus familiares. A medida deve impactar de forma direta os índices educacionais do município. 

O processo de implantação do polo do IFMA em Matões do Norte e resultado da articulação do secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa e do vereador Joaquim Vieira, - ambos com formação Agrícola pelo IFMA, - junto ao prefeito padre Domingos.

Em contato com a Direção Geral do IFMA, através da Drª Lucimeire Amorim Castro, Diretora Geral do Campus Maracanã, o prefeito Domingos firmou parceria institucional com o órgão, garantido a imediata implantação do polo.

Em uma primeira etapa o Polo de Educação a Distancia do IFMA no município vai oferecer 100 vagas para o curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, com a durabilidade de dois anos com o total de 1390h presenciais, o que deve beneficiar jovens e adultos de Matões do Norte e Região. 

O curso oferecido representa um grande avanço no setor agrícola e agropecuário da região, já que assegura formação técnica especializada na área. 

A seleção dos candidatos e meio de ingresso ao curso de Técnico em Agropecuária acontecerá mediante processo seletivo simplificado com provas de português e matemática, com inscrições abertas de 11/05 a 21/05 no prédio da Biblioteca Municipal Industria do Conhecimento ao Lado da Prefeitura Municipal de Matões do Norte com a equipe de Coordenação Local.

O polo presencial funcionará na Escola Julia Fonseca em Matões do Norte - responsável - Jaqueline de Sousa Correa (98) 98415-9517.

Os documentos a serem entregues para a inscrição são o requerimento de inscrição preenchido, cópia de identidade e CPF (com apresentação de originais), certificado ou declaração de conclusão de ensino médio e requerimento de condições especiais (para candidatos com deficiência). O processo seletivo será em duas etapas: prova objetiva (língua portuguesa e matemática) e análise dos documentos.


Conforme o prefeito Padre Domingos a implantação de um Polo do IFMA no município além de assegurar a formação técnica e profissional dos agricultores da agricultura familiar, impulsionar a geração de emprego e renda e aquecer a economia local, fortalece o homem do campo já que previne o êxodo rural. 

"Este é um grande avanço para o povo norte-matoense, já que considero imprescindível e urgente a formação profissional de nossos jovens e adultos" 
enfatizou o Secretário de Agricultura Jhonata Sousa 

Já o vereador Joaquim da Agricultura ressaltou que acompanhar esse processo é um compromisso particular com os agricultores de Matões do Norte."Esta é mais uma conquista dos povo norte-matoenses, não apenas da gestão, do secretário, do gestor municipal ou vereador, essa é a vitória do povo norte-matoense" concluiu o vereador.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André