segunda-feira, 30 de abril de 2018

Instalação de polo do IFMA em Matões do Norte é resultado de um novo modelo de gestão implantada no município


Um dos objetivos da gestão popular e participativa do prefeito padre Domingos Costa é buscar formas de assegurar a plena cidadania dos norte-matoenses, garantindo a inclusão social e o empoderamento popular através de ações assertivas, desenvolvidas e aplicadas de forma conjunta nas mais diversas áreas.

O resultado deste modelo revolucionário de governar vem sendo apresentado a população em forma de conquistas, avanços e inovações que chegam a Matões do Norte quase que diariamente.

Em mais uma ação exitosa, a gestão popular do prefeito padre Domingos assegurou a instalação de um Pólo do IFMA - Instituto Federal do Maranhão em Matões do Norte. 

Com matriculas previstas já para junho/2018 e inscrições gratuitas entre os dias 11 e 21 de maio, o polo da Educação a Distância do IFMA em Matões do Norte é uma realidade que visa garantir a formação profissional de jovens e adultos do município, assegurando principalmente aos agricultores, que seus filhos recebam qualificação gratuita e especializada, sem que para isso tenham que se ausentar de seu município e se separarem de seus familiares. A medida deve impactar de forma direta os índices educacionais do município. 

O processo de implantação do polo do IFMA em Matões do Norte e resultado da articulação do secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa e do vereador Joaquim Vieira, - ambos com formação Agrícola pelo IFMA, - junto ao prefeito padre Domingos.

Em contato com a Direção Geral do IFMA, através da Drª Lucimeire Amorim Castro, Diretora Geral do Campus Maracanã, o prefeito Domingos firmou parceria institucional com o órgão, garantido a imediata implantação do polo.

Em uma primeira etapa o Polo de Educação a Distancia do IFMA no município vai oferecer 100 vagas para o curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, com a durabilidade de dois anos com o total de 1390h presenciais, o que deve beneficiar jovens e adultos de Matões do Norte e Região. 

O curso oferecido representa um grande avanço no setor agrícola e agropecuário da região, já que assegura formação técnica especializada na área. 

A seleção dos candidatos e meio de ingresso ao curso de Técnico em Agropecuária acontecerá mediante processo seletivo simplificado com provas de português e matemática, com inscrições abertas de 11/05 a 21/05 no prédio da Biblioteca Municipal Industria do Conhecimento ao Lado da Prefeitura Municipal de Matões do Norte com a equipe de Coordenação Local.

O polo presencial funcionará na Escola Julia Fonseca em Matões do Norte - responsável - Jaqueline de Sousa Correa (98) 98415-9517.

Os documentos a serem entregues para a inscrição são o requerimento de inscrição preenchido, cópia de identidade e CPF (com apresentação de originais), certificado ou declaração de conclusão de ensino médio e requerimento de condições especiais (para candidatos com deficiência). O processo seletivo será em duas etapas: prova objetiva (língua portuguesa e matemática) e análise dos documentos.


Conforme o prefeito Padre Domingos a implantação de um Polo do IFMA no município além de assegurar a formação técnica e profissional dos agricultores da agricultura familiar, impulsionar a geração de emprego e renda e aquecer a economia local, fortalece o homem do campo já que previne o êxodo rural. 

"Este é um grande avanço para o povo norte-matoense, já que considero imprescindível e urgente a formação profissional de nossos jovens e adultos" 
enfatizou o Secretário de Agricultura Jhonata Sousa 

Já o vereador Joaquim da Agricultura ressaltou que acompanhar esse processo é um compromisso particular com os agricultores de Matões do Norte."Esta é mais uma conquista dos povo norte-matoenses, não apenas da gestão, do secretário, do gestor municipal ou vereador, essa é a vitória do povo norte-matoense" concluiu o vereador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa