Cantanhede FAZ BONITO no 18 de MAIO - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




O município de Cantanhede FEZ BONITO no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A prefeitura municipal, através da secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS e o CREAS preparou uma diversificada programação para comemorar o 18º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Na manhã de sexta-feira - 18 de Maio - , o II fórum do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes reuniu centenas de pessoas. Na oportunidade, o presidente do Conselho Tutelar, Lenilton Quaresma, alertou que no período de janeiro a maio de 2018, já foram registrados 15 casos de abusos sexuais contra menores de idade em Cantanhede, ou seja, 03 casos por mês.

Além do prefeito Marco Antonio Ruivo e da primeira-dama do município, Leidiane Chaves; prestigiaram o evento, a secretária de Assistência Social, Paula Souto; a secretária de Educação, Lília Santos; o chefe de Gabinete, Bruno Bezerra; o secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé, a secretária da Mulher, Betânia Soares, a coordenadora do CREAS, Waacksilene Rocha e a coordenadora em exercício, Maísa dos Santos, além da coordenadora do CRAS, Poliane Souto.

UMA CAMINHADA PELA PAZ

Fechando o Dia “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o município promoveu uma empolgante caminhada que contou com paradas estratégicas e apresentações baseadas no tema, desenvolvidas  pelas escolas municipais envolvidas.


Organizado pela secretaria de Assistência Social, com o apoio direto do Conselho Tutelar e da Secretaria de Educação, a manifestação contou com a participação de centenas de alunos, professores, diretores, supervisores e demais funcionários, além do especial apoio do público em geral, a multidão  percorreu ruas e avenidas da cidade, manifestando apoio aos direitos da criança e do adolescente.

SAIBA MAIS 

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

 Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.

A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.


Comentários