Cantanhede:Governo municipal intensifica ações em busca de apoios e parceiras


Visitas ao campus do IFPI e a indústrias de jeans e moda intima em Piripiri,  e reunião com diretor regional do SENAI no Maranhão refletem os esforços da gestão Ruivo em transformar a realidade de Cantanhede   

Desde que assumiu governo do município, o prefeito Marco Antonio - RUIVO - implantou uma nova forma de governar. Com uma visão ampla e diferenciada, o novo gestor inova ao traçar estratégias que visam alcançar metas ambiciosas, como promover o desenvolvimento sustentável de Cantanhede atraindo para o município empresas de diversos segmentos, além de buscar parcerias que viabilizem a criação de cursos para formação técnica e superior de mão de obra quilificada para aproveitamento no próprio município. Em outra frente o gestor apoia, incentiva e fornece a estrutura para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo no município.

Um dos líderes desta cruzada em prol do desenvolvimento sustentável, o secretário de Governo, Carlito Amaral, tem viajado o Brasil em busca de parcerias institucionais e de know-how para aplicar no município.

Nesta quarta-feira (16), o secretário esteve no município piauiense de Piripiri, onde em visita ao campus do IFPI - Instituto Federal do Piauí, conheceu toda a estrutura do curso técnico de Vestuário e do curso superior de Designer. Carlito foi recebido pelo diretor do Instituto, Calyton Costa Ribeiro e pela coordenadora do curso, Adarlange Sousa Araújo. O secretário também visitou indústrias de peças intimas e jeans no município.

A visita ao IFPI e as indústrias de Piripiri é mais um esforço concentrado no sentido de colher subsídios que fortaleçam e ampliem o leque de propostas a se feitas ao IFMA no sentido de oferecer diversas opções de cursos, além de melhorar também a compreensão do uso dos espaços e a logística do prédio.  

REUNIÃO COM O SENAI EM SÃO LUÍS

Carlito Amaral reuniu-se nesta quinta-feira (17), em São luís, com o diretor regional do SENAI no Maranhão, Dr. Marco Antonio Moura da Silva. Na pauta do encontro, está a busca por uma parceria, envolvendo o sistema S, UEMA, FIEMA, IFMA que resulte na implementação de um moderno projeto de formação profissional no município.  

Com a possibilidade da ativação do matadouro de Cantanhede, abre-se uma oportunidade para a preparação de mão de obra para atuar na indústria do couro. Outra alternativa aventada foi a indústria da confecção e a formação de jovens para o mercado promissor da siderurgia, já que o Maranhão vive um novo momento de grande expectativa de geração de postos de trabalho na siderurgia. 

Nas duas possibilidades mais imediatas, que é a do matadouro regional e também da preparação de jovens, seria utilizada uma unidade em Cantanhede para teoria e outra - recém-inaugurada - em Rosário, para a prática.

O Objetivo do governo municipal é oferecer condições para que novos empreendimentos se instalem no município e formar mão de obra qualificada para o  exigente e promissor mercado de trabalho, assim garantir a geração de emprego e renda, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região.   

Comentários