Coluna Cantanhede em Destaque desta quarta-feira



CANTANHEDE EM DESTAQUE
Quarta-feira, 16 de maio de 2018 








Por: Abimael Costa 

EM BUSCA DE UMA SAÍDA  PARA OS ELEFANTES BRANCOS 



Em busca de alternativas viáveis para o aproveitamento racional dos ELEFANTE BRANCOS deixados pela gestão anterior, o secretário de governo Carlito Amaral está no município piauiense de Piripiri, onde na manhã desta quarta-feira (16), visitou o campus do IFPI - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Carlito conheceu de perto toda a estrutura do curso técnico de Vestuário, com duração de dois anos, e do curso superior de Designer com duração de quatro anos. A ideia é apresentar ao IFMA uma proposta similar para aplicação nos prédios escolares ociosos. Ainda hoje o secretário visita uma fabrica de jeans na cidade.

 CAPACITAÇÃO DO SISTEMA eSOCIAL





A prefeitura de Cantanhede enviou representante para a capacitação do Sistema eSocial do Governo Federal. Realizado em São Luís, na segunda-feira (14) e terça (15), o evento trata sobre o novo sistema a ser implantado no setor público a partir de 2019. 



O eSocial unificará as informações dos servidores públicos e privados em uma base de dados nos quais inclui as informações de recolhimento de previdenciário entre outros.



PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO 



Pequenos e médios empresário, além de interessados em abrir um novo negócio, participaram nesta quarta-feira (16), em Cantanhede, de interessante e produtiva palestra sobre empreendedorismo.

Realizado no auditório da secretaria de Educação, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de saber mais sobre os incentivos e vantagens de se tornar um empreendedor, além de discutir meios para ampliar e  fortalecer o empreendedorismo no município. 

CANTANHEDE PRESENTE NO DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES  

Sempre atuante no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, a prefeitura de Cantanhede participou em São Luís de importante debate sobre o tema.

Com a participação de representantes dos municípios maranhenses, o evento  realizado no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho,  tratou sobre o enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças, adolescentes e jovens no Maranhão.


O objetivo do coordenador municipal da Juventude, Sandro Santos é trazer o debate para Cantanhede, e desenvolver um trabalho semelhante com os jovens do município.


PALESTRAS E RODAS DE CONVERSAS ABREM SEMANA DE 18 DE MAIO 

As atividades da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cantanhede já iniciaram.



No período, o conselho Tutelar do município, em parceria com a secretaria de Educação e a secretaria de Assistência Social desenvolvem programação especial que incluem visita as escolas, realização de palestras e rodas de conversas sobre o tema.

A campanha encerra na sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a realização de um fórum pela manhã e uma grande caminhada no horário da tarde.



Comentários