Em Cantanhede gestão Ruivo avança no planejamento para alavancar o desenvolvimento sustentável do município


Considerado um homem a frente do seu tempo, por conta de seus ideais progressistas e uma ampla visão empreendedora, Marco Antonio Ruivo chegou a prefeitura de Cantanhede decidido a promover uma revolução no município. O desafio proposto pelo gestor é transformar Cantanhede em um local ideal para instalação de grandes, médios e pequenos empreendimentos, atraindo para a cidade investimentos futuros apontados para a região Norte do Maranhão. 

Certo de que é possível transformar Cantanhede em um polo de desenvolvimento nas mais diversas áreas, bastando para isso planejar e executar planos, projetos e ações eficientes, Marco Antonio Ruivo orientou a sua competente equipe a promover um amplo e permanente debate envolvendo os mais diversos agentes e parceiros sobre a vocação empreendedora do município.

"Nós pensamos Cantanhede para ser um município ativo no cenário regional, estadual e nacional, para isso já tomamos as primeiras medidas administrativas,  atraindo para cá, parceiros como, Sebrae, Fiema, Sesc, Senac, Iterma, INCRA, IFMA, IEMA, UEMA, Codevasf, Governo do Estado, FTL, TMN, entre outros. Outras iniciativas, como a construção do plano diretor, a reforma tributária, o plano ambiental e o plano de zoneamento  já estão na carteira de discussões" esclarece o gestor empreendedor.

AÇÕES DO GESTOR

Nesta segunda-feira (7), o prefeito Ruivo se reúne com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues para solicitar apoio na construção de políticas para atração de investimentos para Cantanhede, 

Na terça-feira (8), Ruivo terá uma reunião no Iterma, que é mais um parceiro na jornada de preparação de Cantanhede para as novas perspectivas.

POTENCIAIS DO MUNICÍPIO 

O gestor destaca com euforia que Cantanhede já desponta com duas vocações impulsionadas pelo esforço de seus empresários, a criação de frango e a criação de peixe. "O município já é ativo no PAA e precisa aumentar essa capacidade.

O diferencial do município está em sua localização privilegiada, a regularidade das chuvas, o fato de ser banhado pelo Rio Itapecuru, ser cortado pela estrada de ferro São Luís - Teresina, ficar próximo a um centro de distribuição de energia, emoldurado pelas BRs 135 e 222, MAs 332 e 027, ficar no raio de abrangência do polo siderúrgico de Bacabeira em implantação, ser vizinho do polo do agronegócio de Chapadinha e distar 154 km da capital do estado e do Porto do Itaqui.

"Estes são na verdade alguns dos muitos motivos para que se tenha um olhar voltado para o futuro e não fiquemos à margem dos investimentos, da preparação de mão de obra qualificada e da geração de postos de empregos que estão sendo cotados para o Maranhão"(disse Ruivo).

ÁREAS DE ATUAÇÃO 

"Estamos em contato com municípios como Porto Franco/MA sobre a indústria de beneficiamento de soja, Governador Edson Lobão/MA sobre a indústria de beneficiamento do couro, Maracanaú/CE sobre indústria de metalurgia, metal-mecânica e têxtil, Paragominas/PA sobre o agronegócio, criação de suínos, Pitipiri/PI sobre confecção íntima e Barcelos/Portugal sobre a indústria têxtil para termos o know-how necessário para novas vocações que são decorrentes da nossa realidade do agora e do amanhã" ressalta o prefeito.

Conforme Ruivo, o fato de Cantanhede estar posicionado em uma área privilegiada, ao lado de muitos vizinho e caminhos para vários sentidos capacita a cidade a receber uma central de abastecimento, o chamado porto seco, ou ainda, modal de distribuição.

O município também está de olho na indústria do turismo, que hoje, movimenta 8% do PIB nacional. O projeto Barbados é um modelo de parceria entre os três setores (público, privado e não governamental),e tem avançado em definir para Cantanhede um plano sólido e de longa duração sustentável aproveitando todo o potencial natural, histórico e cultural que temos. 

"O projeto Guanaré surge agora, como uma lupa sobre tudo que está acontecendo ao nosso redor com uma visão econômica dentro das possibilidades de que no futuro bem próximo, Cantanhede seja destaque na geração de emprego e melhoria de sua renda" Finaliza o prefeito  Marco Antonio Ruivo.



Comentários