Implantação do Pacto da Paz em Cantanhede reflete empenho do governo Ruivo com a segurança pública


Com o objetivo de disseminar a paz social, a cultura dos direitos humanos e do respeito às leis, contribuir para a aproximação entre polícia e cidadãos, reduzindo assim os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada, promover o bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade, a prefeitura de Cantanhede firmou parceria com o governo estadual, através da Secretaria de Estado da Segurança  Pública com vistas a implantação do programa Pacto Pela Paz no município de Cantanhede. 




IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO

Durante reunião realizada na quinta-feira (24), em Cantanhede, no auditório da secretaria de Educação, com a participação da equipe de Coordenação Estadual do Pacto pela Paz, foi oficializado a implantação do Conselho Comunitário Pela Paz no município. 

Os membros da equipe, Ten. Coronel Ivan Gois, o Investigador de Polícia Civil- Klinger Moura e o Ten. Jorge Ferreira, ministraram palestra sobre o Pacto pela Paz, sua importância, suas ações e conquistas, convocando o público presente para a formação do conselho. Na oportunidade foram escolhidos por aclamação popular, os dez Conselheiros Comunitários pela Paz que atuarão em Cantanhede. 

REPRESENTES DO MUNICÍPIO 

O executivo municipal foi representado no evento pelos coordenadores, Sandro Santos, Gerson Júnior e os secretários, Manoel Erivaldo, Lília Santos José João, Maria José, além do secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé e do adjunto da Assistência Social, Ribamar Castro (Ney). 

Também participaram da reunião, diretores e professores da rede municipal, além de alunos da escola Getúlio Vargas, acompanhados pelo seu diretor, professor, Carlito Batista. 

DIRETORIA DO CCP

Ao final do evento, a diretoria do CCP - Conselheiro Comunitário pela Paz foi eleita e assim composta:

Presidente- Antônio Sandro Barbosa

Vice-presidente- Maria Creuziane Sousa

1° Secretário- José Ribamar Launé

2a Secretária- Nataly Bernadeth Menezes e



Diretor de Assuntos Sociais- Marcos Antonio Santana.

POSSE DOS ELEITOS 

Os eleitos, serão empossados no próximo dia 30, às 9h, em evento no auditório da Secretaria de Educação de Pirapemas, com a presença do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o coordenador do Pacto Pela Paz, Dicival Gonçalves, e equipe do programa que articula as forças de segurança com a sociedade civil para a promoção da paz no estado.

Na ocasião, também serão empossados os membros dos conselhos de Pirapemas e Matões do Norte.

FORMAÇÃO E PAPEL DO CONSELHEIRO
 
Para compor o Conselho Comunitário Pela Paz, os conselheiros eleitos passam por formação e recebem uma carteira, documento que os habilita a exercer as atividades do conselho em sua comunidade.


É papel dos Conselhos Pela Paz promover palestras e outras atividades que promovam a cultura de paz e a prevenção da criminalidade. Os primeiros conselhos foram implantados em São Luís e o programa se expande para outras cidades maranhenses.


Comentários