segunda-feira, 21 de maio de 2018

Miranda do Norte: abandonado, acervo do Farol da Educação corre o risco de desaparecer



Com portas e portões fechados, paredes sujas e desgastadas, teto cheio de goteiras e infiltrações por todos os lados, letreiro de identificação desbotados e inelegíveis, vidraças quebradas e pátio tomado pelo mato, o Farol da Educação Professora Martinha Elisa da Costa Rodrigues, em Miranda do Norte reflete o nível de comprometimento do governo do Estado do Maranhão com a educação e a cultura no município de Miranda do Norte.

O acervo de mais de mil títulos acondicionados em prateleiras do prédio, sem nenhuma conservação, exposto a goteiras, infiltrações e ação de vândalos, pode desaparecer ou ser inutilizado, tudo isso acontece sob o olhar complacente e condescendente daqueles se ufanam do titulo de representantes do Governo do Estado em Miranda do Norte. 

O descaso com o FAROL que homenageia a saudosa e ilustre Professora Martinha, se arrasta desde o inicio da gestão Flavio Dino. Em fevereiro de 2016 um decreto do governador instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas “Farois do Saber”, mudando o nome das 117 unidades do Farol da Educação para Farol do Saber; destas, 94 passaram para o comando da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e as outras 23, continuaram sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O Farol do Saber de Miranda do Norte, ficou entre os 94 sob comando da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Ainda em março de 2016, uma equipe da Sectur fez uma visita técnica a unidade de Miranda do Norte, o objetivo era fazer um vistoria do local com vistas a iniciar um rápido processo de revitalização. 

Dois anos e dois meses depois, nada foi feito, nada aconteceu, e a situação do Farol do Saber se agrava a cada dia que passa fechado, cerca de 7 mil alunos estão impossibilitados de consultar os mais de mil títulos que se deterioram dento de prédio abandonado.       

Mas, em 17 de abril ultimo, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), apresentou Indicação solicitando ao Governo do Maranhão que reforme e revitalize o Farol do Saber em Miranda do Norte, que nas palavras do parlamentar aliado do governador, não possui condições físicas para funcionamento, o que em bom português significa dizer, está sucateado e abandonado.

Não se espante caro leitor, se atribuírem ao prefeito de Miranda do Norte, a culpa pelo abandono do Farol do Saber. É que sempre que cobramos uma posição do Governo do Estado sobre as muitas situações de descaso e abandono a que ele relegou o município de Miranda do Norte, aparece alguém desinformado e sem respostas, tentando desviar o foco e colando a culpa no prefeito.

Felizmente o  povo está bem informado e não se deixar mais seduzir pelo canto da sereia, ou seria pelo conto do vigário???.

Ah, em breve voltaremos a falar com detalhes, sobre a situação de abandono do prédio da Delegacia de Polícia de Miranda do Norte, que está interditado pela justiça desde o inicio de 2013, e a falta de estrutura operacional - viatura, equipamentos e pessoal - que dificultam e limitam o trabalho da esforçada equipe comandada pelo competente delegado Rui Dourado.

*Abimael Costa é jornalista, com especialização em Assessoria de Comunicação e estudante de Direto. 

      





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André