Miranda do Norte: abandonado, acervo do Farol da Educação corre o risco de desaparecer


Com portas e portões fechados, paredes sujas e desgastadas, teto cheio de goteiras e infiltrações por todos os lados, letreiro de identificação desbotados e inelegíveis, vidraças quebradas e pátio tomado pelo mato, o Farol da Educação Professora Martinha Elisa da Costa Rodrigues, em Miranda do Norte reflete o nível de comprometimento do governo do Estado do Maranhão com a educação e a cultura no município de Miranda do Norte.

O acervo de mais de mil títulos acondicionados em prateleiras do prédio, sem nenhuma conservação, exposto a goteiras, infiltrações e ação de vândalos, pode desaparecer ou ser inutilizado, tudo isso acontece sob o olhar complacente e condescendente daqueles se ufanam do titulo de representantes do Governo do Estado em Miranda do Norte. 

O descaso com o FAROL que homenageia a saudosa e ilustre Professora Martinha, se arrasta desde o inicio da gestão Flavio Dino. Em fevereiro de 2016 um decreto do governador instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas “Farois do Saber”, mudando o nome das 117 unidades do Farol da Educação para Farol do Saber; destas, 94 passaram para o comando da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e as outras 23, continuaram sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O Farol do Saber de Miranda do Norte, ficou entre os 94 sob comando da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Ainda em março de 2016, uma equipe da Sectur fez uma visita técnica a unidade de Miranda do Norte, o objetivo era fazer um vistoria do local com vistas a iniciar um rápido processo de revitalização. 

Dois anos e dois meses depois, nada foi feito, nada aconteceu, e a situação do Farol do Saber se agrava a cada dia que passa fechado, cerca de 7 mil alunos estão impossibilitados de consultar os mais de mil títulos que se deterioram dento de prédio abandonado.       

Mas, em 17 de abril ultimo, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), apresentou Indicação solicitando ao Governo do Maranhão que reforme e revitalize o Farol do Saber em Miranda do Norte, que nas palavras do parlamentar aliado do governador, não possui condições físicas para funcionamento, o que em bom português significa dizer, está sucateado e abandonado.

Não se espante caro leitor, se atribuírem ao prefeito de Miranda do Norte, a culpa pelo abandono do Farol do Saber. É que sempre que cobramos uma posição do Governo do Estado sobre as muitas situações de descaso e abandono a que ele relegou o município de Miranda do Norte, aparece alguém desinformado e sem respostas, tentando desviar o foco e colando a culpa no prefeito.

Felizmente o  povo está bem informado e não se deixar mais seduzir pelo canto da sereia, ou seria pelo conto do vigário???.

Ah, em breve voltaremos a falar com detalhes, sobre a situação de abandono do prédio da Delegacia de Polícia de Miranda do Norte, que está interditado pela justiça desde o inicio de 2013, e a falta de estrutura operacional - viatura, equipamentos e pessoal - que dificultam e limitam o trabalho da esforçada equipe comandada pelo competente delegado Rui Dourado.

*Abimael Costa é jornalista, com especialização em Assessoria de Comunicação e estudante de Direto. 

      





Comentários