Ações educativas, esportivas e de lazer marcam o Dia de Combate ao Trabalho Infantil em Matões do Norte


A frente de uma gestão cidadã e participativa, o prefeito padre Domingos Costa vem desenvolvendo, ampliando e fortalecendo politicas públicas nas mais diversas áreas com o objetivo de combater o trabalho de crianças e adolescentes.

Nesta terça-feira (12), o prefeito Padre Domingos em companhia da Primeira Dama, Gesy Pireot, participou de vasta programação em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. 

Instituído em 2001 pela Organização Internacional do Trabalho - OIT - com o objetivo de chamar a atenção de governos e sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil, 12 de Junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, só passou a valer no Brasil seis anos depois com a lei 11.542, de 12 de novembro de 2007.

Na oportunidade foi realizado o I TORNEIO INFANTO JUVENIL, além de diversas atividades, como competições esportivas, futsal e queimado foram realizadas na quadra poliesportiva Benedito Dutra Aragão. 

As ações comemorativas foram realizadas pela prefeitura municipal de Matões do Norte por intermédio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar do município.Estudantes, atletas e o público em geral prestigiaram o evento criado com o objetivo de sensibilizar os norte matoenses sobre tão importante tema.

Com 144 mil crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de exploração de trabalho, conforme dados da Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Maranhão ocupa a vergonhosa quarta posição no ranking dos estados com maiores números de casos de trabalho infantil. 

O prefeito padre Domingos ressaltou que lugar de criança e na escola. "Nossa gestão trabalha para garantir e assegurar direitos como educação de qualidade, esporte, lazer e dignidade a todas as crianças, adolescentes e jovens de Matões do Norte, isso é inclusão social e cidadania" conclui o gestor.   



Comentários