sábado, 30 de junho de 2018

Atirador mata secretário de cultura , vereador e assessor dentro de arraial no Maranhão


Atirador mata vereador, secretário de cultura e assessor dentro de arraial no Maranhão
Vereador Totonho                     Secretário Cícero Rocha                      Júnior do Nasa
O estúpido e insano atentado contra a vida, perpetrado por dois desconhecidos no final da madrugada deste sábado (30), na pequena e pacata cidade maranhense de São João do Sóter que terminou com o saldo trágico de três mortos, entre eles o secretario de cultura do município, Cícero de Jesus Costa rocha, e o vereador Antônio da Conceição Aguiar, provocou além de muita revolta e consternação, medo e espanto.


A máxima criada por Plauto, um dramaturgo romano que viveu no período republicano de Roma entre 230 – 180 a.C, de que o homem é lobo do homem, nunca foi tão atual e verdadeira. 

Conforme o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) o homem é essencialmente mau, ele já nasce mau, e não sabe viver em sociedade, na primeira oportunidade que tem devora sem dó nem piedade o seu semelhante.

A única forma de controlar este instinto é aderir ao Pacto Social que elege o Estado como mediador, Na medida em que os homens não cumprem o pacto, recebem a punição por parte do Estado.

O que parece é que há muito tempo o Pacto Social já deixou de fazer qualquer sentido, os instintos selvagens e primitivos afloram a todo instante e em todos os lugares provocando barbáries cada vez mais animalescas. 

A reação do público diante do extermínio em massa é de indiferença e muita frieza. Anestesiados pela normose ninguém mais consegue se indignar, reagir, protestar ou esboçar qualquer reação. Em 1961, a filósofa alemã naturalizada americana Hannah Arendt chamou de "Banalização do mal" esta naturalização da violência. Por estarmos “anestesiados” pela normose, perdermos há muito, a capacidade de nos chocarmos e nos indignarmos com os atos insanos dos bárbaros.

O que aconteceu na madrugada deste sábado (30), na pacata São João do Sóter é mais um grotesco caso de barbárie. Segundo testemunhas, já passava das 4hs da manhã, quando algumas pessoas tentaram desarmar um individuo cidadão, uma outra pessoa, que o acompanhava, pegou a arma e disparou contra aqueles que tentavam apaziguar a situação.

A ação do atirador terminou por matar três pessoas, o secretario de cultura do município, Cícero de Jesus Costa Rocha, o vereador Antônio da Conceição Aguiar e Júnior da Naza, que seria genro do ex-prefeito do município. Diante de toda essa violência gratuita e insana, vale lembrar o que diz Eduardo Galeano: 

Caminhar é um perigo e respirar uma façanha, quem não é prisioneiro da necessidade é prisioneiro do medo. De algum modo, todos nós estamos presos. Os que estão dentro das prisões e os que estamos fora dela" 

O mundo ao avesso nos adestra para ver o próximo como uma ameaça e não como uma promessa, nos reduz à solidão e nos consola com drogas químicas e amigos cibernéticos.

Estamos condenados a morrer de fome, morrer de medo ou a morrer de tédio, isso se uma bala perdida não vier abreviar nossa existência."

"O mundo ao avesso nos ensina a padecer a realidade ao invés de transformá-la, a esquecer o passado ao invés de escutá-lo e a aceitar o futuro ao invés de imaginá-lo: assim pratica o crime, assim o recomenda.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André