Atirador mata secretário de cultura , vereador e assessor dentro de arraial no Maranhão

Atirador mata vereador, secretário de cultura e assessor dentro de arraial no Maranhão
Vereador Totonho                     Secretário Cícero Rocha                      Júnior do Nasa
O estúpido e insano atentado contra a vida, perpetrado por dois desconhecidos no final da madrugada deste sábado (30), na pequena e pacata cidade maranhense de São João do Sóter que terminou com o saldo trágico de três mortos, entre eles o secretario de cultura do município, Cícero de Jesus Costa rocha, e o vereador Antônio da Conceição Aguiar, provocou além de muita revolta e consternação, medo e espanto.


A máxima criada por Plauto, um dramaturgo romano que viveu no período republicano de Roma entre 230 – 180 a.C, de que o homem é lobo do homem, nunca foi tão atual e verdadeira. 

Conforme o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) o homem é essencialmente mau, ele já nasce mau, e não sabe viver em sociedade, na primeira oportunidade que tem devora sem dó nem piedade o seu semelhante.

A única forma de controlar este instinto é aderir ao Pacto Social que elege o Estado como mediador, Na medida em que os homens não cumprem o pacto, recebem a punição por parte do Estado.

O que parece é que há muito tempo o Pacto Social já deixou de fazer qualquer sentido, os instintos selvagens e primitivos afloram a todo instante e em todos os lugares provocando barbáries cada vez mais animalescas. 

A reação do público diante do extermínio em massa é de indiferença e muita frieza. Anestesiados pela normose ninguém mais consegue se indignar, reagir, protestar ou esboçar qualquer reação. Em 1961, a filósofa alemã naturalizada americana Hannah Arendt chamou de "Banalização do mal" esta naturalização da violência. Por estarmos “anestesiados” pela normose, perdermos há muito, a capacidade de nos chocarmos e nos indignarmos com os atos insanos dos bárbaros.

O que aconteceu na madrugada deste sábado (30), na pacata São João do Sóter é mais um grotesco caso de barbárie. Segundo testemunhas, já passava das 4hs da manhã, quando algumas pessoas tentaram desarmar um individuo cidadão, uma outra pessoa, que o acompanhava, pegou a arma e disparou contra aqueles que tentavam apaziguar a situação.

A ação do atirador terminou por matar três pessoas, o secretario de cultura do município, Cícero de Jesus Costa Rocha, o vereador Antônio da Conceição Aguiar e Júnior da Naza, que seria genro do ex-prefeito do município. Diante de toda essa violência gratuita e insana, vale lembrar o que diz Eduardo Galeano: 

Caminhar é um perigo e respirar uma façanha, quem não é prisioneiro da necessidade é prisioneiro do medo. De algum modo, todos nós estamos presos. Os que estão dentro das prisões e os que estamos fora dela" 

O mundo ao avesso nos adestra para ver o próximo como uma ameaça e não como uma promessa, nos reduz à solidão e nos consola com drogas químicas e amigos cibernéticos.

Estamos condenados a morrer de fome, morrer de medo ou a morrer de tédio, isso se uma bala perdida não vier abreviar nossa existência."

"O mundo ao avesso nos ensina a padecer a realidade ao invés de transformá-la, a esquecer o passado ao invés de escutá-lo e a aceitar o futuro ao invés de imaginá-lo: assim pratica o crime, assim o recomenda.



Comentários