Miranda do Norte: SEMUS convida a população para discutir o "Combate ao Tráfico e ao Uso de Drogas"


"SIM, É POSSÍVEL SER FELIZ SEM DROGAS!"
26 de Junho - Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Estatísticas mostram que a quantidade de dependentes químicos vem aumentando. Com isso, aumenta o número de ocorrências policiais, basta ver que em quase todos os delitos graves - assalto, roubo, latrocínio, estupro, - tem pelo menos um usuário de drogas envolvido. 

O resultado da massificação dos pontos de venda de drogas licitas e ilícitas trouxe epidemias como as cracolândias, fortalecimento do crime organizado com surgimento das famigeradas facções criminosas e a farta oferta de drogas a baixo custo. 

Tudo isso provocou forte impacto na realidade dos municípios, e Miranda do Norte não está fora deste quadro desastroso e caótico. Aumento da violência, familiais destruídas e desestruturadas por conta da dependência química. O Estado com uso das forças policiais travam uma guerra contra o tráfico, que não dá sinais de retrocesso.

Diante de todo esse caos estabelecido, a Secretaria Municipal de Saúde em Miranda do Norte se propõem a contribuir propondo medidas e ações que visem a prevenção ao uso indevido de drogas, o cuidado, o tratamento, e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como a redução do consumo e do comércio de drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas.

Para tanto, A SEMUS convida o público em geral a participar, nos dias 07, 08, 12, 19, 21 e 26 de Junho de 2018, das múltiplas atividades educativas de "Combate ao Tráfico e ao Uso de Drogas" desenvolvidas em todas as UBSs Unidades Básicas de Saúde do município. com a seguinte programação: 

Palestras educativas; Rodas de conversa; Panfletagem; Colagem de cartazes;
Teste Rápido de HIV; Aferição de Pressão e Glicemia.

Atenção para o cronograma de atendimento:

Quinta-feira - 07/06 - MANHà - UBS Santa Cruz I;

Sexta-feira -  08/06 - MANHà - UBS Bairro Novo I e II;

Terça-feira  -  12/06 - MANHÃ -  UBS Santa Bárbara;

Terça-feira  -  19/06 - MANHÃ -  UBS Santa Cruz II; 

Quinta-feira - 21/06 - MANHÃ -  UBS Pindoval 

Terça-feira -   26/06 - MANHÃ -  UBSs Campestre e Triângulo.


A ingestão precoce de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos de idade em todas as regiões do mundo. O dado está no Guia Prático de Orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas para a saúde da criança e do adolescente, lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo estudos científicos citados no guia, quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. A maioria deles bebe entre familiares e amigos, estimulados por conhecidos que já bebem ou usam drogas. Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool.



Comentários